Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

março 29, 2024

Sexta-feira Santa: conheça o significado e costumes

As famílias católicas mais tradicionais comem peixe na Sexta-feira Santa.

As famílias católicas mais tradicionais comem peixe na Sexta-feira Santa. Muitos adotam a tradição, porém, sem entender o significado e a origem da data.

Embora a Sexta-feira Santa esteja ligada ao domingo de Páscoa, as datas têm origens e significados diferentes para cristãos e judeus:

Para os seguidores de Jesus Cristo, a Sexta-Feira Santa é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. E a Páscoa, para os cristãos, celebra a ressurreição de Jesus.

Os judeus, por sua vez, celebram apenas a Páscoa. Chamado também de "Pessach", o feriado relembra a liberação do povo judaico da escravidão no Egito.

Vale lembrar que o próprio Jesus era judeu; portanto, celebrou a Páscoa dentro do contexto judaico. É com Jesus Cristo que começa a tradição da Semana Santa, que não existia antes dele.

A forma de relembrar os últimos passos de Jesus na Terra, isto é, a Semana Santa, a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa mudou ao longo do tempo.

Os primeiros cristãos costumavam celebrar tudo de uma vez só, aos domingos, como a Páscoa.

A partir do século IV os cristãos que viviam em Jerusalém desejaram celebrar de forma separada. Foi assim que tivemos as primeiras organizações no calendário de semana santa como é até hoje.

Todos os anos, a data em que o domingo de Páscoa - e, consequentemente, a Sexta-feira Santa - ocorre é diferente. Isso ocorre porque a data é atrelada a eventos naturais.

Sexta-feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição cristã, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.

Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha."

"O que significa a Sexta-Feira Santa?

A Sexta-feira Santa é uma data que está presente no calendário litúrgico do cristianismo, sendo celebrada especialmente pelos católicos. Essa data é parte da Semana Santa e é conhecida como o dia no qual Jesus teria sido crucificado. Esse dia também é conhecido como a Sexta-feira da Paixão, dentro da crença cristã.

Essa data antecede o Domingo de Páscoa, que, segundo a tradição cristã, é o dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Jesus Cristo."

"O Tríduo Pascal é formado pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias é marcado por celebrações religiosas, cada qual com seu significado específico. No caso da Sexta-feira Santa, é costume cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Deus.

A Sexta-feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus."

"O que se faz na Sexta-feira Santa?

Na Igreja Católica, também é realizada uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas. Essa cerimônia é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia. Essa cerimônia não é considerada uma missa — esse é o único dia no ano no qual não são realizadas missas.

Muitos locais também fazem procissões do enterro, em que o velório de Jesus Cristo é encenado. As cores predominantes na liturgia católica nesse dia são o vermelho e o preto. Além disso, os fiéis são orientados a dedicar o dia para oração e meditação no texto bíblico.

Fotos: Blog Daltro Emerenciano

"Sexta-feira Santa 2024

A Sexta-feira Santa é uma data vinculada à Páscoa, portanto possui data móvel, e todo ano essa celebração religiosa acontece em um dia específico. Uma vez definida a data da Páscoa, podemos saber quando a Sexta-feira Santa acontecerá. A definição da data da Páscoa, no entanto, é importante para determinar uma série de outras datas importantes, como o dia em que começa a Semana Santa, a Terça-feira de Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas e, consequentemente, o início e término da Quaresma.

O critério que estabelece a data da Páscoa foi instituído no século IV, durante o Concílio de Niceia. O critério adotado determinou que a data da Páscoa será estabelecida no primeiro domingo que acontece após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, ou equinócio de outono, no Hemisfério Sul.

No caso de 2024, a Páscoa foi designada para acontecer em 31 de março. Sendo assim, a Sexta-feira Santa acontecerá dois dias antes, em 29 de março. Com isso, a Semana Santa tem início em 24 de março, dia conhecido como Domingo de Ramos."

Os comentários estão desativados.