O PODER DA FOFOCA

outubro 20, 2024

Nadja Lira – Jornalista • Pedagoga • Filósofa Não se sabe ao certo como surgiu a fofoca.

Nadja Lira – Jornalista • Pedagoga • Filósofa

Não se sabe ao certo como surgiu a fofoca. Alguns historiadores afirmam que ela surgiu com os homens das cavernas, uma vez que não havia a escrita e as informações eram repassadas de forma oral. Como afirma o velho ditado, quem conta um conto aumenta um ponto. Portanto, acredita-se que foi desta maneira que a fofoca se perpetuou entre os seres humanos. O ato de fofocar, conforme atestam os estudiosos do assunto, contribui para melhorar a socialização das pessoas.

Apesar das pessoas considerarem que as mulheres são mais fofoqueiras, uma pesquisa realizada pelo Social Issues Research Centre, um renomado centro de pesquisas de Londres, constatou que os homens apreciam a fofoca mais do que as mulheres. O centro entrevistou mais de mil donos de aparelhos celulares, com o objetivo de descobrir o teor das conversas masculinas e o resultado foi surpreendente: 33% dos homens se destacaram como fofoqueiros habituais, contra 26% das mulheres.

Uma fofoca, um mexerico, uma futrica, pode parecer inocente, sem a pretensão de ferir alguém ou denegrir sua imagem. Mas, não se pode esquecer que existem aquelas fofocas maldosas, que podem destruir a reputação e a vida de uma pessoa.

No início dos anos 80, o então ator global Mário Gomes foi vítima de uma fofoca maldosa, que acabou por destruir sua imagem de galã, bem como sua vida profissional. O ator interpretava um papel na novela Duas Vidas contracenando com a atriz Betty Faria, com quem acabou vivendo um romance. Ocorre que, a atriz tinha um relacionamento com um diretor da Rede Globo, o qual não ficou nenhum pouco feliz em ser trocado pelo galã bonitão.

Mario Gomes passou anos sendo obrigado a desmentir boato ultrajante

Para se vingar de Mário Gomes, o diretor espalhou uma notícia mentirosa na imprensa do Rio de Janeiro, caluniando o ator. A notícia assegurava que Mário Gomes havia dado entrada em um Pronto Socorro entalado em uma cenoura. O escândalo se espalhou rapidamente e mesmo desmentindo a história, a vida do ator caiu em desgraça e sua carreira foi destruída.

A fofoca tem uma relação muito estreita com os famosos. Vários canais de televisão, revistas e sites adotam a fofoca como tema principal de seus programas. A vida das celebridades desperta um grande interesse do público, que não perde a oportunidade de saber detalhes de suas vidas.

Mas se alguém pensa que apenas os famosos estão sujeitos às fofocas, está redondamente enganado. Existem estudos que classificam as categorias de fofoqueiros a partir de suas áreas de atuação: os historiadores, por exemplo, são considerados como os fofoqueiros do passado. Sociólogos estruturam a fofoca. Jornalistas são os profissionais que apuram as fofocas. Psicólogos são os que têm acesso à fofoca privada não revelada pelas pessoas. Bibliotecários são responsáveis pela catalogação da fofoca. Os geógrafos, por sua vez, sabem de onde veio, aonde está e para onde vai a fofoca como movimento migratório. Pedagogos ensinam a fofocar com maestria,

Portanto, conclui-se que a fofoca tem poder. É ela que faz a humanidade caminhar.

Uma resposta para “O PODER DA FOFOCA”

  1. Ricardo Sobral disse:

    Início do século, Maria Sete Léguas, dai o nome, saia de Serra de São Bento para Nova Cruz para espalhar uma fofoca.