Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 26, 2024

SETHAS entrega kits para grupos de quintais produtivos

A SETHAS realizou neste (12/04) o Seminário Projeto de Implantação de Quintais Produtivos na Área Urbana e Periurbana sob os Princípios Agroecológicos, na Escola de Governo, Centro Administrativo.

A SETHAS realizou neste (12/04) o Seminário Projeto de Implantação de Quintais Produtivos na Área Urbana e Periurbana sob os Princípios Agroecológicos, na Escola de Governo, Centro Administrativo.

Também houve entrega de kits para os 12 grupos selecionados e participação de agricultores familiares e de economia solidária além de entidades do segmento.

Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do senador Jean-Paul Prates, destinada para apoio à agricultura urbana e periurbana. O valor da emenda é de  R$ 100.000,00 (cem mil reais).

A secretária da SETHAS Iris Oliveira disse que o Seminário e a entrega dos kits é uma estratégia de segurança alimentar e nutricional executada pelo governo Fátima Bezerra. “É uma alegria grande fazer essa entrega por meio da emenda do senador Jean Paul Prates que vai beneficiar quintais produtivos”, complementou ela.

Coordenador de Projetos Especiais da SETHAS, Jair Oliveira, responsável pelo projeto, destacou que  a agricultura urbana e periurbana contribui nas ações de combate à fome e faz parte das estratégias de segurança alimentar e nutricional do Governo do Estado.

O professor do curso de Geografia da UFRN, Roberto Marinho, frisou que o projeto mobiliza a agricultura urbana e periurbana no mundo com os desafios da urbanização como o acesso a alimentação saudável. Também professor do mesmo Departamento, Celso Locatel exaltou a iniciativa da SETHAS. “É bom ver essa política pública de agricultura urbana e periurbana sendo construída”, afirmou.

As famílias selecionadas, exige o edital 01/2023, são inscritas no Cadastro Único, e beneficiárias dos programas e/ ou  serviços da assistência social, que preferencialmente utilizam quintais e/ou áreas de terras ociosas, comunidades, espaços públicos nas áreas urbanas e periurbanas para cultivo do solo na produção de alimentos.

Os selecionados no Edital nº  01/2023 vão receber um kit com sementes de hortaliças, pequenas ferramentas, equipamentos como carro de mão  para o cultivo de hortas, utensílios, baldes e regadores.

O projeto conta  com  o Comitê Gestor  constituído pela SETHAS, EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e SEDRAF (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar) que vai  acompanhar e promover atividades de qualificação dos grupos contemplados.

Participaram:

César Oliveira - diretor geral da EMATER RN, Hernane Jardins Reis (representante Ministério do Desenvolvimento Agrário, ade), Fátima Lima (presidente da Unicafes), deputada estadual Divaneide Basílio, deputado federal Fernando Mineiro, e Dona Marlene Varela do projeto Quintais Produtivos na Zona Norte.

Os comentários estão desativados.