Maria do Carmo, artesã mipibuense é agraciada com o título de Mestre Artesã
A capital potiguar mergulha nas cores, formas e histórias do artesanato com a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART).
A capital potiguar mergulha nas cores, formas e histórias do artesanato com a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART).
Aberta oficialmente nesta segunda-feira (22), o evento, com tema “Encantos Feitos à Mão”, se estende até o dia 28 de janeiro e reúne artistas e artesãos de todo o Brasil no Centro de Convenções de Natal.
Com um investimento de mais de R$ 178 mil do Governo do Estado, a FIART se alinha à missão do PROARTE, fortalecendo o desenvolvimento do artesanato potiguar, impulsionando o turismo e a economia local. Ao total são 220 estandes!Além disso, durante a abertura, também ocorreu a certificação de 14 dos 42 mestres artesãos mapeados pelo programa estadual do artesanato, após edital. Os títulos são uma forma de reconhecimento aqueles que se tornam referência em torno de um trabalho, de uma tipologia, de uma arte no artesanato e que passa esse saber popular e da arte para outras pessoas.
De São José de Mipibu,uma comissão sob a coordenação do secretário-adjunto de Cultura, Flávio Diniz, participou da solenidade de entrega de certifica de Mestres Artesãos, representando a secretária Mariana Dantas.
A artesã mipibuense Maria do Carmo recebeu o certificado acompanhada do secretário adjunto de Cultura e Turismo do município, Flávio Diniz, que falou da alegria de participar do momento, "Nosso município é rico em artesanato, e vê uma das pioneiras na arte da cerâmica artesanal receber esse reconhecimento é de um orgulho sem tamanho. Que essa homenagem abra portas para que mais artesãs mipibuenses possam se destacar",disse Flávio.
Com uma trajetória de sucesso, Maria do Carmo tem uma das cerâmicas mais visitadas da região, sendo ponto obrigatório para turistas e visitantes na cidade.