Grupo com prefeitos e secretários brasileiros pede ao Itamaraty apoio para deixar Israel em meio a ataques e tensões na região
Nas últimas horas, o exército israelense emitiu um alerta informando que dezenas de mísseis disparados a partir do Irã estão a caminho de Israel e orientou a população a se dirigir aos abrigos.

Nas últimas horas, o exército israelense emitiu um alerta informando que dezenas de mísseis disparados a partir do Irã estão a caminho de Israel e orientou a população a se dirigir aos abrigos.
Diante da escalada do conflito entre Israel e Irã, um grupo de 16 autoridades municipais brasileiras que está em missão oficial em Israel solicitou ao Ministério das Relações Exteriores apoio para retornar ao Brasil.
O secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, informou que os membros da comitiva estão bem e em segurança. “A gente está no bunker por conta das últimas investidas. Mísseis caindo em Tel Aviv e o nosso hotel é em Tel Aviv, então a gente está em um bunker muitíssimo seguro. Estamos todos bem”, afirmou.
O governo de Israel já sinalizou que, por serem convidados, eles garantirão a segurança e o retorno de todos ao Brasil, em segurança.

Entre os integrantes da delegação, está Vagner Araujo, secretário de Planejamento da Prefeitura do Natal. Ele chegou a Israel no dia 9 e ficaria no país até 20 de junho, para uma visita oficial promovida pela Agência Israelense de Cooperação para o Desenvolvimento.
Em carta ao Ministério das Relações Exteriores, o grupo pediu apoio para retornar ao Brasil.“Diante da atual conjuntura de guerra envolvendo Israel e Irã, com riscos concretos à segurança na região, solicitamos que seja avaliada a possibilidade de mobilização dos canais diplomáticos e consulares disponíveis para garantir o retorno seguro dos referidos representantes ao Brasil”, diz o documento, assinado por todos os membros da comitiva.
Além de Vagner Araujo, entre os integrantes da comitiva, estão os prefeitos de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião; João Pessoa (PB), Cícero Lucena; Macaé (RJ), Welberth Rezende; e Nova Friburgo (RJ), Johnny Maycon. Também compõem o grupo as vice-prefeitas de Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Divinópolis (MG); além de secretários municipais de segurança, planejamento e desenvolvimento econômico de cidades como Natal, Niterói, Porto Alegre, Aracaju e Joinville.
O documento destaca que os participantes estão em missão oficial e exercem funções públicas de relevância, o que reforça a importância de garantir a integridade da comitiva. Os representantes afirmam estar à disposição para colaborar com as medidas logísticas e administrativas necessárias para a repatriação.
Ataques aumentam tensão e geram temor entre brasileiros
Na madrugada desta sexta-feira 13, Israel realizou uma ofensiva contra instalações nucleares iranianas. A operação ocorreu poucas horas após a chegada da comitiva brasileira a Kfar Saba, cidade próxima a Tel Aviv. O grupo chegou a ser levado a abrigos subterrâneos após soarem os alarmes de ataque aéreo. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, publicou um vídeo mostrando como é o bunker onde a comitiva está.
O sistema de defesa antimísseis de Israel interceptou a maioria dos drones iranianos, mas a situação gerou apreensão. Em vídeo, ele descreveu o clima como “tenso” e afirmou que os membros da delegação estão em contato com autoridades brasileiras e aguardam a liberação do espaço aéreo para que possam retornar com segurança.
Fonte: Agora RN