Estudante faz vaquinha para conseguir prótese
O estudante Hyan Tayrone, de 16 anos, perdeu a perna esquerda em um acidente ocorrido em outubro de 2023, e hoje luta para realizar seu sonho de ter um prótese ortopédica.
O estudante Hyan Tayrone, de 16 anos, perdeu a perna esquerda em um acidente ocorrido em outubro de 2023, e hoje luta para realizar seu sonho de ter um prótese ortopédica. Membro de um grupo de dança, o jovem estava a caminho de uma apresentação na igreja quando aconteceu o acidente de moto. Com o objetivo de arrecadar R$35 mil, ele iniciou uma vaquinha online em fevereiro para conseguir adquirir a prótese, tendo arrecadado 14% do valor até o fechamento desta reportagem. As doações podem ser realizadas através do pix (84) 99177.6735 ou no link https://www.vakinha.com.br/4507245.
No dia 02 de outubro de 2023, a vida de Hyan Tayrone dos Santos da Silva mudou completamente: o que prometia ser apenas mais um dia cotidiano tornou-se um pesadelo. Às 18h, Hyan estava a caminho da igreja quando um carro, que realizava ultrapassagem pela contramão, colidiu com a moto ocupada por Hyan e seu amigo. “De início, eu achei que tinha machucado apenas o braço, que foi o que senti primeiro. Mas quando tirei o capacete e escutei as pessoas falando foi que percebi que estava com a perna quebrada”.
Após o acidente, Hyan passou 98 dias hospitalizado, dos quais foram inicialmente 23 dias no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado em Natal, seguidos pelos 75 dias seguintes no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. Hyan foi acometido por um alto grau de infecção, ocasionado pela bactéria Acinetobacter — uma bactéria resistente a uma grande gama de antibióticos —, o que atrasou a sua cirurgia do fêmur, e consequentemente a sua recuperação.
A vida do estudante da Escola Estadual Eliah Maia do Rego, em Parnamirim, que antes era ocupada por tardes de dança e futebol com amigos, desde o acidente vem sendo dedicada à reabilitação através da fisioterapia. “Hoje o meu sonho é ter a prótese e poder ter minha vida normal, poder fazer tudo o que eu não fiz”, aponta o adolescente.
Precisando de auxílio em tempo integral, Hyan conta com a ajuda de sua mãe, Maria Alzinete, que perdeu o emprego por precisar dedicar-se ao filho. Atualmente, Hyan mora com suas duas irmãs e a mãe desempregada, podendo contar apenas com o seguro-desemprego da mãe para o sustento da família. O adolescente iniciou recentemente um curso de programação, mas sonha mesmo é em ver o esporte mudar a sua vida e também a da sua família.
Antes do acidente, Hyan estava feliz em poder conciliar seu gosto por esportes com a sua participação na igreja. O jovem fazia parte do grupo de dança da igreja, e estava fazendo aulas de dança contemporânea para aperfeiçoar suas apresentações. Hoje, com mobilidade dificultada após o acidente, Hyan continua afastado da dança, e teve sua frequência nos encontros da igreja reduzida a uma vez na semana.
Há oito anos congregado na igreja Ministério Internacional Belém (MIB), Hyan sempre foi muito bem acolhido pela sua congregação, e após o acidente não foi diferente, só que agora aos encontros Hyan leva consigo o sonho de ter a sua prótese e poder retornar a dançar nos palcos da igreja.
Assistindo os atletas paralímpicos, Hyan passou a sonhar com a sua própria trajetória e destaque, e hoje conta os dias para dar início às aulas de natação. Foi a partir do sonho que a iniciativa da vaquinha online surgiu. Ele agora quer ser paratleta.
Fonte: Tribuna do Norte