CER de Mipibu faz “Teste da Linguinha” em recém nascidos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), deu mais um importante passo na ampliação do seu Programa de Triagem Neonatal (PTN), realizando “Teste da Linguinha” em recém nascidos.

Para a diretora do CER, Gisele Rique Dantas, “Comemoramos mais um avanço na assistência que prestamos aos nossos usuários, dessa vez falando especificamente dos recém-nascidos  e da realização do Teste da Linguinha . Esse procedimento é feito por uma fonoaudióloga e foi acrescentado ao nosso Programa de Triagem Neonatal-PTN. Já realizávamos o Teste da Orelhinha e o Teste do Olhinhoe agora ampliamos nossa atuação com os  recém nascidos realizando o Teste da Linguinha”.

Diretora do CER, Gisele Rique Dantas

ADiretora do CER orienta: “Com esses testes que compõem o nosso PTN detectamos precocemente possíveis alterações no desenvolvimento infantil e imediatamente damos início às intervenções, ou seja, ao processo de (re)habilitação, o que comprovadamente traz excelentes resultados e faz toda a diferença na vida dessas crianças. A Saúde de São José de Mipibu avança e nós  do CER temos muito orgulho em contribuir com esses avanços.”

O Teste da Linguinha é um exame padronizado com o objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. Fazem parte do Programa de Triagem Neonatal os Testes da Orelhinha, da Linguinha, do Olhinho , exames importantes que possibilitam o diagnóstico e intervenção precoce das alterações no desenvolvimento infantil.

“As mães terão seus bebês encaminhados para o teste pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para mais informações converse com a enfermeira responsável pela sua Unidade”, diz Gisele Rique Dantas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.