Desrespeito à lei que proÃbe fogos com estampido é recorrente em São José de Mipibu
A desobediência civil é comum é comum em São José de Mipibu A lei existe, mas o respeito é um valor simplesmente ignorado por pessoas irresponsáveis e sem comprometimento com a correta postura social e em desconsideração ao próximo.
A desobediência civil é comum é comum em São José de Mipibu A lei existe, mas o respeito é um valor simplesmente ignorado por pessoas irresponsáveis e sem comprometimento com a correta postura social e em desconsideração ao próximo.
É o que acontece em São José de Mipibu com o desrespeito de algumas pessoas a diversas leis, principalmente, à s municipais. Uma demonstração dos infratores é frequentemente registrada pela PolÃcia Militar, com o flagrante de pessoas pilotando motos, de forma irregular, pelas ruas da cidade.
Outra demonstração de desrespeito é quanto à lei municipal 1.324/2023, sancionada pelo prefeito José de Figueiredo Varela, que proÃbe o uso de fogos de artifÃcio com estampidos no âmbito do municÃpio de São José de Mipibu.
Essa lei foi infringida sem o menor constrangimento, principalmente, nas festas natalinas. Os incômodos e as inconveniências da poluição sonora são altamente prejudiciais a bebês, crianças autistas, pacientes que buscam o restabelecimento da saúde em internação hospitalar e/ou domiciliar, idosos e animais.
A leitora Lidy Targino Silva publicou uma denúncia em suas redes sociais, que transcrevemos a seguir:
"NÓS MERECEMOS RESPEITO.
Ontem (28/12) depois das 23h fomos acordados assustados com essa falta de respeito. Principalmente, minha mãe idosa (paciente renal e com outros problemas de saúde) de 77 anos e meu sobrinho de 7 meses acordaram assustados e caÃram no choro devido ao barulho dos fogos de uma confraternização do @palladaresgastrobar.
Não basta a poluição sonora que todos os finais de semana tem. Quantas denúncias vão precisar ser feitas para podermos dormir (tem que precisar ir pra justiça para podemos ter uma boa noite de sono nos finais de semana?).
Se existe uma lei aprovada em nossa cidade porque não respeitam. Peço por gentileza ao senhor prefeito e seu vice  que tomem as medidas cabÃveis para que isso não venha acontecer novamente.
OBS.: Temos uma Maternidade próxima, que as crianças recém-nascidas merecem respeito, também. Fica aqui, o meu apelo."
O Alerta, enviou mensagem de Whatzapp para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Mipibu; Procuradoria da Prefeitura Municipal, PolÃcia Militar e a Guarda Municipal. Destes, apenas, o Comandante da Guarda Municipal, Aldair Batista do Nascimento, se manifestou: "Existe a lei. O pessoal comentou muito sobre esse evento, na área do campo do Arsenal. A parte incomodada deveria acionar à Delegacia de PolÃcia Civil, fazer uma BO - Boletim de Ocorrência, contra os responsáveis. A fiscalização é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nós, da Guarda Municipal não fomos acionados. Se a secretaria nos acionar, a Guarda Municipal está pronta para fazer o procedimento", declarou
Uma visinha também acordou atormentada com os fogos
Assim ela mim falou