UFRN pode ganhar linha de trem com projeto da CBTU
Um estudo realizado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e levado a Brasília pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), foi entregue nesta terça (23) ao secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.
Um estudo realizado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e levado a Brasília pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), foi entregue nesta terça (23) ao secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. A proposta é de modernização e integração dos trens e ônibus de Natal e região metropolitana, além da criação de uma linha para passar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“O direito ao transporte moderno e de qualidade é fundamental para garantir outros direitos, como o direito da classe trabalhadora de ter meios alternativos para ir ao trabalho, o dos estudantes de irem às aulas e também o próprio direito à cidade e lazer. O povo natalense, sobretudo da Zona Norte, região mais populosa, tem sofrido com o descaso e péssima estrutura dos transportes e não pode mais esperar”, comentou Natália Bonavides durante o encontro em Brasília.
Na semana passada, a parlamentar já havia se reunido em Natal com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Rio Grande do Norte, João Maria Cavalcanti. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dispõe de um projeto que melhora as condições das ferrovias do estado e integra os trens com as outras modalidades de transporte.
“Os trens urbanos podem ser uma opção para toda Natal, inclusive, para a população que hoje sofre com as obras na Felizardo Moura, que trava todo o trânsito na região. A Zona Norte da nossa capital está esquecida em vários aspectos pela prefeitura e o transporte público é um deles”, criticou a deputada.
Segundo o projeto, a ampliação das ferrovias vai permitir, por exemplo, que pessoas de diferentes municípios da Grande Natal, e de diferentes bairros da capital, cheguem até a UFRN de trem gastando uma só passagem. A preocupação é de, também, diminuir o tempo de espera dos passageiros pelo transporte.
Participaram da reunião o deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN); o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano, Marcos Daniel; o gerente de administração da CBTU Natal, Flávio cordeiro; e o superintende da CBTU no RN, João Maria Cavalcanti.
Mirella Lopes - Jornalista Agência Saiba Mais