Casas e Casarões de São José de Mipibu

agosto 28, 2022

Nesse imóvel localizado na esquina da rua Bonfim com rua Santana, em São José de Mipibu, funcionava a Associação de Proteção à Maternidade e Infância – APAMI, Durante 69 anos foi uma das instituições filantrópicas mais respeitadas pelos benefícios sociais que trouxe a população de São José de Mipibu e da região, quando ainda não […].

Nesse imóvel localizado na esquina da rua Bonfim com rua Santana, em São José de Mipibu, funcionava a Associação de Proteção à Maternidade e Infância - APAMI, Durante 69 anos foi uma das instituições filantrópicas mais respeitadas pelos benefícios sociais que trouxe a população de São José de Mipibu e da região, quando ainda não havia hospitais regionais.

O prédio onde funcionou a APAMI foi a leilão atendendo ao  Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), para quitação de dívidas trabalhistas da entidade com os servidores que prestaram serviços a entidade. O imóvel foi demolido, aguardando o início de obras do arrematador.

Fundada no ano de 1948, a primeira diretoria da era formada por Arnaldo Barbalho Simonetti, como Presidente; tendo Abel Lira como Vice-Presidente; Mário Gurgel de Castro, primeiro Secretário; Estela Dalva Cardoso, segunda Secretária; Baltazar Paulino Duarte, primeiro Tesoureiro e José Manoel de Macedo, segundo Secretário. O Conselho Fiscal era constituído por: Feliciano de Souza Revorêdo e Aristides Gurgel de Castro.

Estiveram à frente da entidade muitos abnegados, já que nenhum membro da diretoria ou Conselho Fiscal podia receber salário ou qualquer forma de remuneração. O maior tempo de dedicação como gestor coube ao ex-presidente Janilson Ferreira.

Quando funcionava, a APAMI era, também, a maternidade de São José de Mipibu. Um grande número de mipibuenses nasceu naquela instituição. Segundo dados, nasceram na maternidade quase 40 mil crianças e foram realizadas milhares de procedimentos. A unidade de saúde chegou a ser “Hospital Amigo da Criança” de acordo com as normas da Portaria nº.756/2004 do Ministério da Saúde, com a implantação de partos humanizados. A unidade de saúde também realizava exames de média complexidade.

A APAMI prestou relevantes serviços à população da região, sobretudo aos mais carentes, a quem a entidade nunca fechou as portas, se constituindo exatamente no público alvo das suas ações.  Apesar das inúmeras dificuldades que passou durante toda sua existência, a direção, os médicos e o corpo de funcionários sempre se dedicaram para prestar o melhor atendimento.

Um nome que não podia deixar de ser citado: o do saudoso ex-prefeito de São José de Mipibu, Janilson Ferreira, que dedicou parte de sua vida a manutenção e funcionamento daquela entidade, com dedicação e determinação, visando prestar o melhor serviço possível à comunidade. Ações espontâneas, anônimas ou não, de muitas pessoas colaboradoras sempre foram significativas para a sobrevivência da APAMI.

         

      

           

               

              

mília Ferreira".

Os comentários estão desativados.