FIGURAS MIPIBUENSES (5) Desembargador Celso Sales
Por Victor Maciel Pereira Macedo, aluno do curso de História na UnP – São José de Mipibu/RN 28/10/2020 Celso Dantas Sales, nascido em 04 de julho de 1884, filho de Horácio Cândido Sales da Silva e de Joaquina Marcolina Ribeiro Dantas.
Por Victor Maciel Pereira Macedo, aluno do curso de História na UnP - São José de Mipibu/RN 28/10/2020
Celso Dantas Sales, nascido em 04 de julho de 1884, filho de Horácio Cândido Sales da Silva e de Joaquina Marcolina Ribeiro Dantas. Vindo de família tradicional, católica e natural de São José de Mipibu/RN, permaneceu nesta mesma fé. Casou-se com Josefa de Araujo Sales. Da união de Celso e Josefa nasceram os filhos Eugenio de Araujo Sales (Saudoso Cardeal do Rio Janeiro de 1971-2001), Sílvio Alaíde, Cleomar e Heitor de Araujo Sales (Arcebispo Emérito de Natal).
Celso Dantas Sales Escolheu como oficio, exercer a função de advogado, chegou a ser juiz da Cidade de Acari /RN.
No dia 08 de novembro de 1920, nasce em Acari, na casa da fazenda Catuana, Eugênio de Araujo Sales. Nesse mesmo ano Dr. Celso Dantas Sales foi promovido a Desembargador e designado para exercer tal função nas cidades de São José de Mipibu/RN e Nova Cruz /RN, escolheu mudar-se com sua família para residir na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.
A família, em meados de 1930, muda-se para Fortaleza/CE, pois em 1931, Eugenio, filho do casal inicia seus estudos em Filosofia e Teologia no seminário da Prainha. Em 12 de Outubro 1934 aos 50 anos de idade morre o Desembargador Celso Dantas Sales, em Fortaleza /CE
Em memória do Desembargador Celso Dantas Sales e aos serviços prestado a São José de Mipibu, em 19 de Agosto de 1981(47 anos após seu falecimento), ás 15 horas o ex-prefeito Janilson Ferreira (in memoriam) juntamente com autoridades civis, militares e religiosas com a benção de Dom Eugenio de Araujo Sales filho do homenageado, foi reinaugurada após ser reformada, a praça que leva o nome Desembargador Celso Sales.
Parabéns, Victor!
Algo que me anima é ver jovens evoluindo positivamente, e nessa evolução contar o respeito à História e à Memória. Ainda mais quando se trata de alguém que conheço desde criança. É animador o seu gesto diante de tanta alienação e retrocesso, siga mergulhado nesse caminho. Um grande abraço!