FIGURAS MIPIBUENSES (5) Desembargador Celso Sales

Por Victor Maciel Pereira Macedo, aluno do curso de História na UnP – São José de Mipibu/RN 28/10/2020

Celso Dantas Sales, nascido em 04 de julho de 1884, filho de Horácio Cândido Sales da Silva e de Joaquina Marcolina Ribeiro Dantas. Vindo de família tradicional, católica e natural de São José de Mipibu/RN, permaneceu nesta mesma fé. Casou-se com Josefa de Araujo Sales. Da união de Celso e Josefa  nasceram os filhos Eugenio de Araujo Sales (Saudoso Cardeal do Rio Janeiro de 1971-2001), Sílvio  Alaíde, Cleomar e Heitor de Araujo Sales (Arcebispo Emérito de Natal).

Celso  Dantas Sales Escolheu como oficio, exercer a função de advogado, chegou a ser juiz da Cidade de Acari /RN.

Antiga Praça Desembargador Celso Sales, nos anos 70, vendo-se o antigo Coreto e equipamentos do Parque de diversão de “Manoel Cachorro Quente”

No dia 08 de novembro  de 1920, nasce em Acari, na casa da fazenda Catuana, Eugênio de Araujo Sales. Nesse mesmo ano Dr. Celso Dantas Sales foi promovido a Desembargador e designado para exercer tal função nas cidades de São José de Mipibu/RN e Nova Cruz /RN, escolheu mudar-se com sua família para residir na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.

A família, em meados de 1930, muda-se para Fortaleza/CE, pois em 1931,  Eugenio,  filho do casal inicia seus estudos em Filosofia e Teologia no seminário da Prainha. Em 12 de Outubro 1934 aos 50 anos de idade morre o Desembargador Celso Dantas Sales, em Fortaleza /CE

Restauração da Praça Desembargador Celso Sales, na administração do saudoso prefeito Janilson Ferreira, vendo-se um dos filhos do homenageado, o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales – 1981
Praça Desembargador Celso Sales, reinaugurada em 1981

Em memória do Desembargador Celso Dantas Sales e aos serviços prestado a São José de Mipibu, em 19 de Agosto de 1981(47 anos após seu falecimento), ás 15 horas o ex-prefeito Janilson Ferreira (in memoriam)  juntamente com autoridades civis, militares  e religiosas  com a benção de Dom Eugenio de Araujo Sales  filho do homenageado, foi reinaugurada após ser reformada, a praça que leva o nome Desembargador Celso Sales.

Praça Desembargador Celso Sales, reformada e inaugurada em outubro de 2019
1 Pessoa comentou
Luís C. Freire

Parabéns, Victor!
Algo que me anima é ver jovens evoluindo positivamente, e nessa evolução contar o respeito à História e à Memória. Ainda mais quando se trata de alguém que conheço desde criança. É animador o seu gesto diante de tanta alienação e retrocesso, siga mergulhado nesse caminho. Um grande abraço!

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.