Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

março 3, 2024

Visitando fábrica de descaroçar e enfardar algodão no Cariri paraibano

Val Costa – Jornalista Lembrança dessa visita a Fazenda das Almas, em São José dos Cordeiros/PB – 5 mil hectares com uma sede estendida com fábrica de algodão e capela que promete um complexo turístico histórico, cultural e ecológico, em pleno Cariri paraibano! Nós, aventureiros, estamos onde foi uma fábrica de descaroçar e enfardar algodão.

Val Costa - Jornalista

Lembrança dessa visita a Fazenda das Almas, em São José dos Cordeiros/PB - 5 mil hectares com uma sede estendida com fábrica de algodão e capela que promete um complexo turístico histórico, cultural e ecológico, em pleno Cariri paraibano!

Mercado Público em São José dos Cordeiros/PB - Foto Junior Queiroz

Nós, aventureiros, estamos onde foi uma fábrica de descaroçar e enfardar algodão.

Segundo nosso pesquisador Dantinhas, que vive procurando essas relíquias, essa é a única no Nordeste ainda montada e quase completa. Uma tecnologia que chegou por partes em carros de boi, pelas estradas de barro que levam à fazenda.

Viva nossas riquezas embrenhadas nas matas, protegidas pelos poderes da natureza!

Não é à toa que a proprietária da fazenda, Eunice Braz, que deixou um imenso legado de artes plásticas, gostava tanto de pintar a Cumade Fulozinha. Ela é uma das guardiãs das almas, que são dos indígenas e pessoas que morreram de lepra no início do século passado, e que foram sepultadas na fazenda.

Os comentários estão desativados.