Três cidades do RN foram pré-selecionadas para receber Escolas Cívico-Militares
O Rio Grande do Norte teve três cidades cadastradas entre as 70 que deverão participar do programa de escolas cívico-militares do governo federal, de acordo com anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC).
O Rio Grande do Norte teve três cidades cadastradas entre as 70 que deverão participar do programa de escolas cívico-militares do governo federal, de acordo com anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC). As cidades potiguares cadastradas são Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros.
Os municípios são considerados “pré-selecionados”, porque ainda precisarão atender “condições técnicas” para a implementação do programa. Segundo a divulgação do MEC, a capital e Parnamirim vão receber apoio de pessoal, enquanto o município de Pau dos Ferros receberá recurso. Até o momento não foram divulgados os nomes das escolas (clique aqui e confira lista de municípios).
A capital já tinha uma escola cadastrada para entrar no programa em 2020, mas o processo foi adiado por causa da pandemia da Covid-19. Em dezembro do ano passado, o governo lançou uma nova portaria para cadastro dos municípios interessados em participar do programa em 2021.
“O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é apresentado com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais. Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares”, diz o MEC.
Os militares irão desempenhar tarefas de apoio, enquanto que os professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Segundo o MEC, a proposta é implantar 216 escolas em todo o país até 2023.
Por Rafael Nicácio Portal N10