TOUROS, PROTAGONISTA DO DESCOBRIMENTO
Roberto Patriota – Jornalista e Escritor O meu saudoso pai, Nilson Patriota, Imortal das Letras, costumava afirmar que: “- o município de Touros tem tal qual importância para o Brasil, como o estado da Califórnia tem para os Estados Unidos da América.
Roberto Patriota - Jornalista e Escritor
O meu saudoso pai, Nilson Patriota, Imortal das Letras, costumava afirmar que: "- o município de Touros tem tal qual importância para o Brasil, como o estado da Califórnia tem para os Estados Unidos da América."
Fatos determinantes da história americana foram passados naquele importante estado. No Brasil certamente o município de Touros, localizado no Litoral Norte do estado, tem sido protagonista de inúmeros eventos históricos de significativa importância para o contexto nacional. A começar pelo advento do questionado descobrimento do Brasil, e chantamento do primeiro padrão colonial de reconhecimento da posse portuguesa, denominado “Marco de Touros”, ocorrido em 07 agosto de 1501.
Os canhões colônias portugueses fixados, inicialmente, no “Tourinho” foram guardiões dos inimigos da Corte portuguesa e de invasores holandeses. Entre 1630 e 1637, os holandeses estenderam o seu domínio pelo Nordeste brasileiro e avançaram contra o litoral do Rio Grande do Norte, sofrendo forte resistência em Touros.
O litoral tourenses foi palco de batalhas medonhas durante o período Brasil Colônia, e terminou por entrar definitivamente para a história internacional da aviação após o fantástico pouso forçado do Savóia Marechetti, pilotado pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin, em julho de 1928.
Durante o advento da Segunda Guerra Mundial, Touros foi ponto estratégico da mais alta relevância e sediou durante o período do conflito internacional, três bases norte americanas em solo potiguar. Período esse, em que foi edificado o Farol do Calcanhar em alvenaria, tornando-se o segundo mais alto das Américas.
Touros também foi palco de inúmeros outros importantes eventos históricos. É município de espírito pioneiro e de cultura forte. Continua a ser berço de poetas, cantadores, escritores e trovadores, mantendo-se protagonista da história e de fatos culturais relevantes ao longo de toda sua existência.
No decorrer de sua longa trajetória, uma grande região brotou do ventre da “mãe Touros”, que generosamente deu luz a vários novos municípios, tornando possível o nascer de um grande território diversificado e culturalmente forte.