Sistema de Monitoramento em Parnamirim é ampliado

Para levar mais segurança à população, a Prefeitura de Parnamirim, através do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), segue ampliando o sistema de monitoramento e instalando novas câmeras pela cidade. Ao todo mais de 150 equipamentos já foram instalados em locais internos e externos no município.

Planejado, projetado e com a execução técnica realizada pelo GCTI, o sistema também conta com a participação da Sesdem na operação da parte de segurança e uma parceria com a PRF para a cessão de imagens dos portais da cidade.

De acordo com o secretário adjunto Dario Medeiros, responsável pelo GCTI da Prefeitura, o projeto contempla sete modelos de câmeras com aplicação externa (ruas e avenidas) e internas, nos prédios públicos. Os equipamentos são do tipo inteligente, com recursos analíticos, que são capazes de detectar e alertar o Centro de Operações Integradas (COI).

“Desde um movimento suspeito de um pedestre, objeto suspeito deixado em algum lugar, registrar placas de veículos e alerta em tempo real sobre sua situação, detecção facial de pessoas, alertando sobre sua situação, demarcar linhas de intrusão (cerca virtual), entre uma infinidade de aplicações, é possível programar as câmeras para, a partir de um determinado horário, caso um veículo passe por um determinado local (entrada de bairro), as demais câmeras existentes foquem esse alvo”, comentou Dario Medeiros sobre as funções do sistema de monitoramento.

Sobre a qualidade do sistema, o secretário adjunto do GCTI, lembrou que o serviço vem sendo executado com uma tecnologia de ponta. “As câmeras são conectadas via fibra ótica, através de uma rede de dados própria chamada de Rede Giga Parnamirim. São mais de 80.000km de fibra conectando também todas as secretarias e órgãos da Prefeitura, com qualidade, eficiência e economia de recursos, propiciando a evolução constante dos projetos Parnamirim+Segura e Rede Giga Parnamirim”.

Já foram contemplados com o sistema de monitoramento alguns pontos nos bairros Centro, Boa Esperança, Liberdade, Primavera, Jardim Planalto, Cohabinal, Vale do Sol, Santos Reis (Etapa 1), Monte Castelo, Jockey Clube, Vida Nova, Passagem Areia, Bela Vista (Etapa 1), Rosa dos Ventos, Santa Tereza, Nova Esperança e Antigo Aeroporto (Estrada da Base Aérea e CCTV).

Ainda de acordo com o secretário adjunto do GCTI, os próximos bairros que receberão a implantação das câmeras de monitoramento serão Emaús, Parque Industrial, Nova Parnamirim, Coophab, Cajupiranga, Pium, Cotovelo e Pirangi. ( Do blog Daltro Emerenciano)

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.