SE VOCÊ ESTÁ PERTO DOS ANOS 60…

abril 28, 2024

Cecilia Santana.

Cecilia Santana

Se você estiver perto (acima ou abaixo) dos 60, Leia!!!

É hora de usar o dinheiro que você economizou ao longo da sua vida. Use para você, não para guardar para quem não sabe o sacrifício de tê-lo conseguido, geralmente pessoas que nem são da família: Genros e noras!! Lembre-se que não há nada mais perigoso do que um genro com ideias. Cuidado: Não é época de investimentos, por mais maravilhosos que pareçam, você só lhe trazerá angústias e esta época é para ter muita paz e tranquilidade.

Pare de se preocupar com a situação financeira dos filhos e netos; não se sinta culpado de gastar seu dinheiro com você mesmo. Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, portanto, a responsabilidade é deles.

Já não é tempo de sustentar ninguém da sua família; seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada e se alimente bem.

Compre sempre o melhor e o melhor, afinal é para você. Lembre-se que nesta época, um objetivo fundamental é gastar o dinheiro com você, com seus gostos e caprichos. Depois de morto o dinheiro só gera ódio e rancor.

Nada de angustiar-se por pouco. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser lembrados, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

Independente da idade, mantenha o amor vivo sempre.

Esteja sempre limpo, tome um banho diário; seja vaidoso, frequente o cabeleireiro, conserte as unhas, vá ao dermatologista, ao dentista e use perfumes e cremes com moderação. Já que você não é lindo agora, pelo menos seja bem cuidado.

Nada de ser muito moderno, tente ser clássico. É triste ver pessoas idosas com cabelo e roupas feitas para jovens.

Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, entre na internet, envie e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado

Respeite a opinião dos jovens, embora eles possam estar errados.

Nunca use a expressão “no meu tempo”, pois o seu tempo é hoje.

Não caia na tentação de viver com os filhos ou netos, embora de vez em quando vá por uns dias como convidado. Arranje uma governanta que o acompanhe e colabore com as tarefas domésticas e só tome esta decisão quando não for demais ou o fim estiver bem próximo. Pode ser muito divertido conviver com pessoas da sua geração e o mais importante, não dará trabalho a ninguém.

Cultive um hobby como viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, criar um gato, um filhote, cuidar de plantas, jogar cartas, golfe, entrar na internet, pintar, voluntariar-se ou colecionar algo. Faça o que gosta e o que seus recursos lhe permitem.

Aceite todos os convites de batizado, graduação, aniversário, casamento, palestras. Visite museus, vá para o campo... o importante é sair de casa por um tempo. Mas não fique chateado se não for convidado porque às vezes não pode. Certamente quando você era jovem também não convidava seus pais para TUDO.

Fale pouco e ouça mais porque sua vida e seu passado só interessa a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar de coisas boas e agradáveis. Nunca se lamente de nada. Fale baixo e cortesia. Não critique nada, aceite as situações como elas são. Tudo é passageiro. Lembre-se que em breve voltará para sua casa e sua rotina.

Dores e desconfortos estarão sempre presentes, não as torne mais problemáticas do que estão falando sobre elas. Tente falar coisas positivas

Agora tem tempo, se estiver sozinho. Procurando um parceiro da idade dele. Jovens não cuidam de velhos. Você precisa de uma mulher que o acompanhe até que suas forças não deem mais.

É triste estar na velhice sozinho, é melhor estar em companhia, cuidando de ambos.

Ria, ria muito, ria de tudo, você é um sortudo, você teve uma vida, longa vida, e a morte será apenas uma nova fase incerta, assim como foi incerta toda sua vida.

. Se alguém lhe disser que você não faz nada de importante agora, não se preocupe. O mais importante já foi feito: você e sua história, boa ou ruim, já aconteceu!

Lembre-se do que diz Mario Benedett: "Não desista, por favor, não ceda mesmo que o frio queime, mesmo que o medo morda, mesmo que o sol se ponha e o vento se cale. Ainda há fogo na sua alma, ainda há vida nos seus sonhos, porque cada dia é um novo começo, porque esta é a hora e o melhor momento”.

Web

Os comentários estão desativados.