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fevereiro 7, 2024

SÃO JOSÉ DE MIPIBU; Estado recebe sistema pioneiro de fiscalização de veículos pesados em tempo real e automatizada

Por Bruna Torres – Diário do RN Trafegar pelas estradas e rodovias do RN agora também envolverá inovação e tecnologia, pois o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está implantando de forma pioneira um equipamento que agrega a fiscalização em tempo real e automatizada dos veículos pesados nas rodovias BR-101 e BR-304, nos municípios […].

Um dos postos do RN funcionará na BR-101, em São José de Mipibu - Foto: Reprodução

Por Bruna Torres - Diário do RN

Trafegar pelas estradas e rodovias do RN agora também envolverá inovação e tecnologia, pois o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está implantando de forma pioneira um equipamento que agrega a fiscalização em tempo real e automatizada dos veículos pesados nas rodovias BR-101 e BR-304, nos municípios de São José de Mipibu e Santa Maria, que serão os primeiros postos integrados e automatizados de fiscalização do Brasil.

O superintendente do DNIT no RN, Getúlio Batista, explicou ao Diário do RN as melhorias que esses postos trarão, com uma pesagem dos veículos pesados como se estivessem em uma balança de precisão.

“O pioneirismo é muito bom, é muito bacana, mas o mais importante é o cuidado com as rodovias federais, é o cuidado com a população, com quem trafega. Muitos caminhões trafegam Brasil afora, em rodovias federais com peso acima do normal. Isso causa acidentes, um risco maior em rodovias com curvas mais estreitas, uma série de coisas, a gente cansa de ver isso”.

Getúlio Batista pontuou ainda que o sistema também irá colaborar com a questão do tráfico de drogas, também com a fiscalização de pesagem desses caminhões, possíveis transportes de drogas.

Os postos integrados e automatizados de fiscalização começarão a atuar em maio deste ano, e o superintendente explica que caso o veículo esteja com excesso de peso, ele será parado e o excesso de peso deverá ser retirado e transportado de alguma outra forma.

O serviço será responsável pela fiscalização de pelo menos 4 tipos de caminhões e, de acordo com o tipo de porte e pesagem do transporte, acima do peso recomendado, será necessário rever este excesso.

“Uma caminhonete S4000, que estiver com peso acima de 3 toneladas e meia, já não é permitido, porque isso danifica a rodovia federal, além de colocar em risco a segurança no tráfego nas rodovias federais. Caminhão de eixo simples pode trafegar com até 6 toneladas, acima disso não é permitido, então vai passar na pesagem, automaticamente, a balança de precisão que vai identificar, manda parar, se não parar, avisa a Polícia Rodoviária Federal, vai parar lá na frente.

Esse é um dos tipos de caminhão, caminhão eixo simples, com quatro pneus, ele pode carregar com até 10 toneladas, passou disso, não é permitido, vai parar também”.

Por exemplo, um caminhão de eixo simples, pesando até 10 toneladas e o caminhão eixo simples, com 4 pneus, até 10 toneladas, também serão parados. Já o caminhão eixo duplo será permitido até 17 toneladas, acima disso, vai parar. O caminhão com eixo triplo, pesando até 25,5 toneladas, também será parado pela fiscalização se estiver com excesso.

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