RN inicia hoje vacinação de idosos e aplicação de 2ª dose da Coronavac
O Rio Grande do Norte inicia, nesta quarta-feira (10), mais uma fase da vacinação contra a covid-19.
O Rio Grande do Norte inicia, nesta quarta-feira (10), mais uma fase da vacinação contra a covid-19. Neste momento, serão vacinados os idosos acamados com 75 anos ou mais. Além disso, os municípios também poderão realizar a aplicação da segunda dose da Coronavac nos profissionais de saúde que já tomaram a primeira dose.
As informações constam na Nota Técnica divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo o documento, a nova fase de imunização segue uma ordem de prioriedade. O estado recebeu, no último domingo (7), 46.800 doses da Coronavac, que foram distribuídas aos municípios por meio do apoio das Forças de Segurança do Estado.
De acordo com a nota técnica da Sesap, os imunizantes recebidos devem atender os idosos do RN, começando pelos acamados com 75 anos ou mais. Essa fase segue até a sexta-feira, dia 12 de fevereiro. Em seguida, serão imunizadas pessoas com 90 anos ou mais, entre os dias 17 e 19 de fevereiro. Na sequência, a partir do dia 22 de fevereiro, serão imunizados os idosos de 85 anos a 89 anos, a partir da organização de cada município. Posteriormente, idosos de 80 a 84 anos e, depois, de 75 a 79.
Segundo a Sesap, a vacinação conforme esse cronograma vai depender da organização de cada município potiguar, bem como da disponibilidade de doses. A secretaria ainda explicou que a escolha desses grupos prioritários para vacinação seguiu a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde.
A aplicação do imunizante em idosos já havia sido iniciada por alguns municípios com as doses remanescentes das remessas anteriores. Com a chegada da nova vacina, a Sesap pretende uniformizar o escalonamento dentro das prioridades sugeridas pelo próprio Ministério da Saúde.
Também nesta quarta-feira (10) se inicia a aplicação da segunda dose da Coronavac para os potiguares atendidos com o primeiro lote de vacinas. A vacinação desse público, que se refere principalmente aos profissionais de saúde, deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro; e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose. As pessoas devem comparecer aos pontos de vacinação de cada município portando o comprovante referente ao recebimento da primeira dose.
Veja cronograma:
Do Portal da Tropical