Programa Estadual de Sementes Crioulas distribuirá mais de 38 ton. de sementes em 2024
Emater de São José de Mipibu fará distribuição para as famílias agricultoras fornecedoras das sementes Chegando ao quinto ano de implementação, o Programa Estadual de Sementes Crioulas deverá contemplar aproximadamente 7.
Emater de São José de Mipibu fará distribuição para as famílias agricultoras fornecedoras das sementes
Chegando ao quinto ano de implementação, o Programa Estadual de Sementes Crioulas deverá contemplar aproximadamente 7.600 famílias agricultoras com a distribuição de 38.250 kg de sementes de arroz vermelho, feijão, milho e sorgo no primeiro semestre de 2024 – considerando uma média de 5kg de sementes/família.
Representando um investimento de R$ 600 mil, do Governo do RN, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), o Programa de Sementes destina recursos que vão diretamente para as famílias agricultoras fornecedoras das sementes. Estas sementes, depois de adquiridas, são destinadas a outras famílias agricultoras, distribuídas nos territórios pela Emater a partir das cidades “pólo”: Umarizal, Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró, Assú, Currais Novos, Santa Cruz, São José de Mipibu, João Câmara e São Paulo do Potengi.
“O programa de Sementes Crioulas é o compromisso do Governo do Estado com a valorização do nosso patrimônio e com a agricultura familiar. Aumentamos a cada ano a aquisição e a distribuição, garantindo renda e produção de alimentos saudáveis pelas mãos cuidadosas dos agricultores e agricultoras potiguares”, afirmou o secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Lima.
O objetivo central do programa é fortalecer a sustentabilidade das famílias de agricultores, através do estímulo à utilização de sementes localmente adaptadas à realidade ambiental e social da agricultura familiar potiguar. As sementes crioulas são culturas historicamente plantadas pelas famílias rurais, sendo mais adaptadas às condições climáticas típicas da maior parte do território potiguar.
O Programa Estadual de Sementes Crioulas está inserido no contexto do Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), e permite que o Governo do Estado compre as sementes de cooperativas, associações e outras organizações da agricultura familiar. A Sedraf realiza a aquisição das sementes a partir de chamadas públicas, especificando as espécies e variedades para cada Território.
No ano passado, foram compradas aproximadamente 31 toneladas de sementes crioulas de feijão, milho, sorgo, arroz e fava, totalizando um investimento de mais de R$ 500 mil por parte do Governo do RN.
Fotos: Raiane Miranda - Assecom/RN