
Os profissionais da área de saúde do Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros (HRMAB), em São José de Mipibu, estão sendo imunizados com a vacina Astrazeneca/Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo o diretor geral do HRMAB, Denys Daniel da Silva, “a 1ª Unidade Regional de Saúde Pública (USAP) do Rio Grande do Norte, destinou um lote com 150 doses de vacina. A vacinação dos profissionais do hospital se iniciou no dia 27 de janeiro de 2021 e se encerrará nesta sexta-feira (29) ou até se esgotarem as doses”, explicou.
PRIORITÁRIOS
Para Daniel, “os profissionais de saúde do Hospital Regional fazem parte da Fase 1 de vacinação contra Covid-19 preconizado no Plano Nacional de Operacionalização. Com base na análise do cenário epidemiológico, torna-se oportuna para operacionalização da vacinação contra Covid-19 que sejam definidos públicos prioritários para tomarem a vacina, de modo que contemple todos os profissionais, mas com prioridade para aplicação imediata os que estão mais expostos no enfrentamento da pandemia por Covid-19 em virtude do quantitativo de doses disponibilizadas. A partir dos grupos prioritários a serem vacinados, conforme recomendação da Secretaria de Saúde do Estado”.
“Em virtude disso, o público-alvo do HRMAB será condicionado à relação definida pela Direção Geral, juntamente com o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica – NHVE. Sendo assim, as doses serão dimensionadas para o hospital de acordo com a lista de prioridades,” declarou o diretor.

Prioridades Nível A
Profissionais da ala Covid-19; PSO/Centro Obstétrico; Alojamento conjunto, Centro Cirúrgico; CME; Laboratório – entende-se que, técnicos de enfermagem; técnicos de laboratório; enfermeiros; médicos; bioquímicos; maqueiros; higienistas que trabalham nos setores citados, serão contemplados nesse primeiro momento.

Para ser vacinados, os profissionais devem ser cadastrados no RN Mais Vacina e portar declaração de vinculo funcional, que será entregue na secretaria da direção geral.
Diante da importância da imunização global dos trabalhadores da saúde a direção do HRMAB informou que é aguardada mais uma remessa de vacina, que contemplará os demais profissionais de outros setores daquela Unidade hospitalar.