Por que cobrir as imagens dos santos na Semana Santa?
Por ocasião da Semana Santa observamos no interior da Igreja Matriz que as imagens sacras estavam todas cobertas por um pano roxo.
Por ocasião da Semana Santa observamos no interior da Igreja Matriz que as imagens sacras estavam todas cobertas por um pano roxo. E isso tem um sentido muito forte na tradição da nossa Igreja.
Durante a Quaresma, período de reflexão e preparação para a Páscoa, mais precisamente a partir do 5º Domingo, a Igreja Católica adota a prática da "velatio" - cobertura das imagens sacras. Essa tradição, originada no Missal de Paulo VI, tem profundo significado espiritual.
Ao ocultar as imagens, convidamos os fiéis a direcionar seu olhar interior para a mensagem de Quaresma: penitência, renovação e conversão. É um convite à introspecção, à contemplação do mistério da redenção e ao foco na essência da fé. Ao remover as distrações visuais, buscamos mergulhar na profundidade do período quaresmal. O olhar se volta para a essência de toda a Escritura, Doutrina e Liturgia da Igreja: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. (PASCOM São José de Mipibu)
COBRIR AS IMAGENS
Este é um costume muito antigo na história da Igreja. Remonta ao século sétimo indicando um luto antecipado pela morte do Senhor. As imagens são cobertas com um tecido roxo. É uma prática facultativa. O crucifixo é descoberto na sexta-feira da paixão na adoração da Santa Cruz, e os santos na Vigília Pascal. A atitude da penitência representa pela cor roxa, o arrependimento, a conversão, a mudança de vida.
Quando se cobre as imagens a igreja nos ensina que estamos em um tempo diferente. Além das imagens também tira se as flores do altar, silencia um pouco os instrumentos, suprime o, aleluia não se canta o glória, e as celebrações são mais sóbrias convidando as pessoas para fazerem um exame de consciência, examinarem-se, e pedirem de modo especial para mudarem de caminho. Para tal mudança é preciso o arrependimento, o perdão dos pecados, o bom propósito de não pecar mais, e nesta época em especial Jesus nos ajuda a obter este perdão, pois a primeira palavra que Ele falou no alto da cruz foi uma palavra de perdão: “Pai, perdoai-lhes eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23,34).
Hoje cobrimos as imagens para simbolizar o período de penitência que estamos vivendo. Na sua paixão foi Jesus que nos cobriu com o manto todo especial, não roxo, mas vermelho era o manto de seu sangue.
Fonte: