Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

janeiro 26, 2024

População cobra um programa da Secretaria de Agricultura de castração da população canina e felina

É grande o número de cães e gatos perambulando no centro de São José de Mipibu.

É grande o número de cães e gatos perambulando no centro de São José de Mipibu. Há poucos dias, a professora aposentada Denise de Souza postou um vídeo mostrando dezenas de cães, no centro da cidade, causada pelo cio de um desses animais.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura precisa ter um programa de castração de população canina e felina. Esse programa evitaria o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de reprodução. Além do mais o programa diminuiria, também, os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras porque o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.

A Secretaria Municipal de Agricultura de São José de Mipibu, presta atendimento veterinário a animais de grande e pequeno porte, como gato e cães. Porém, o veterinário Humberto Galvão explicou que "esse assunto (castração) é com o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, nós não podemos fazer nada", diz.

Segundo o veterinário, as pessoas podem levar à Secretaria Municipal de Agricultura, cães e gatos de estimação para fazer o atendimento veterinário. No caso do serviço clínico, o funcionamento vai das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Porém, esclarece o veterinário, é preciso agendar o atendimento pelo telefone 9 9480-4770, da Secretaria de Agricultura que está localizada na Avenida Natal (na margem da BR-101), onde funcionava o Restaurante Novo Camarão.

Os comentários estão desativados.