PERDEU A AULA DE GEOGRAFIA: Ministro diz que Amazônia é composta por 87% de Mata Atlântica

Ministro das Comunicações errou feio na entrevista.(Foto Luis Macedo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a Amazônia “tem 87% de Mata Atlântica” durante uma entrevista concedida ao canal CNN Brasil, na última quinta-feira (9/7). O ministro deve ter faltado às aulas de Geografia. O genro de Silvio Santos acabou se tornando assunto nas redes sociais.

Em meio às pressões sobre o governo por causa das altas taxas de desmatamento na Amazônia, o ministro defendia a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (10/7),apontam que a degradação na Amazônia Legal aumentou 64%, de agosto de 2019 a junho de 2020. Foram 7.540km² de desmatamento ante 4.589km² entre agosto de 2018 e junho de 2019.

Em entrevista, o ministro afirma que “se você chegar em Manaus e pousar, e se você quiser pedir um avião: ‘Ah, eu quero aqui ver a Mata Atlântica’. Você fica ali três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica”.

Faria ainda acrescentou que 87% da Floresta Amazônica é formada por Mata Atlântica e, os outros 13%, correspondem às queimadas. “Mas também, se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem no exterior, alguns artistas… ‘Ah, eu quero ver aqui queimadas’, também tem. Ele vai mostrar ali a região onde tem algumas queimadas que, no total da Amazônia, nós temos 87% de Mata Atlântica e 13% de queimada.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa brasileira – do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul – presente em 17 estados do Brasil, mas não em Manaus, no Amazonas, como apontou o Ministro. O bioma presente na região é o Amazônia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.