Os 67 anos do Arsenal Sport Club lembrado pelos desportistas mipibuenses

O Arsenal Sport Club completou nesta terça-feira (25 de agosto), 67 anos de fundação. A história do tradicional clube desportista do Agreste potiguar é repleta de conquistas em competições regionais, desde sua fundação, no ano de 1953.

Eis a história do Arsenal Sport Club, tradicional equipe de São José de Mipibu:

Cícero Paulino, um dos fundadores do Arsenal, em 1951, juntamente com Moizanie de Carvalho – recém-chegado de Canguaretama, Miro Barbosa e Pitiguari, juntaram-se no local onde funcionou o Banco do Brasil (sobrado) – que na época funcionava uma sapataria, e criaram uma equipe de futebol por nome de Canarinho. Esta equipe jogava no Campo do Naval ,do Sr. João Naval, nascido em São José de Mipibu e que havia chegado recentemente do Rio de Janeiro. O mesmo sugeriu que o time passasse a se chamar Bangu. Um ano depois mudou-se para Madureira. As reuniões aconteciam no Salão do Naval.

Em 1953 já existia a Associação Esportiva Mipibuense. Nesta época como a sede do Naval ficava longe do Centro os jogos passaram a se realizar no Campo da Associação em domingos alternados, juntaram-se ao grupo Marcelo Ferreira, Bernardo de Souza Coutinho, João Matias, João Frederico, Pedro Horácio da Câmara, Manuel Félix de Lima, Paulo Miranda, Antônio Hermínio Pinheiro, Manoel Ivanildo Pessoa, Luiz Gonzaga da Silva e Joaquim Pessoa de Souza Coutinho, para mudar o nome do Madureira para Arsenal Sport Club, dada a influência do Arsenal da Inglaterra.

Os jogos continuaram sendo realizados no campo da Associação até que um certo dia os dirigentes da associação não permitiram que o Arsenal usasse seu campo. Nesta época foi construído o campo no sítio aberto e as reuniões juntamente com os bailes aconteciam no salão de Maria Carmozinda na rodagem de Boa Vista. Em uma dessas reuniões com festa fora escolhida a 1ª rainha do clube tendo sido eleita Ieda Carvalho, filha de Moizaniel de Carvalho; um certo dia Moiza juntou a equipe e foi falar com o prefeito Aristides Gurgel de Castro a fim de conseguir 400 Reis para compra do terreno para construir o campo não obtendo êxito; o mesmo foi a Canguaretama/RN e conseguiu por empréstimo e efetuou a compra ao Sr. José Isaías de Macedo no qual foi construído o estádio, onde atualmente encontra-se o hospital municipal.

Em 1958 a pedido do Sr. Coutinho foi conseguido o dinheiro com o Governador Dinarte de Medeiros Mariz e quitou a dívida com Moizaniel. Já em 1991, o prefeito Janilson Ferreira propôs uma troca de terrenos alegando que o módulo esportivo era pequeno e se não arranjasse outro, o município perderia o hospital. Desta forma foi realizada a troca e neste local foi construído o Estádio Moizão, onde a equipe continuar a sediar suas partidas até hoje.

Além das conquistas regionais, são quase 7 décadas revelando atletas, promovendo a cidadania e o esporte em Mipibu e região.

1 Pessoa comentou
Olavo

Nas fotos, muita gente que vi jogar: Carvalho, Nai, Café, dentre outros.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.