Rua Cônego Lustosa,uma das principais ruas de São José de Mipibu. Antigamente era conhecida por 'Ladeira do Japão", por contra de sua inclinação. Foto batida pelo americano Ronald Skrabut, em 1967, quando esteve aqui, a serviço do governo americano, no projeto 'Aliança para o Progresso', ficando hospedado na Casa Paroquial.
Hoje, 57 anos depois, a rua está totalmente transformada.
No dia 25 de junho de 1947, nasci na Rua do Japão, na casa ao lado, hoje restaurante Mil Delícias.
No final do ano 1949, mudei pra Rua Cel Trajano, chamado Beco do Instituto Pio XII. Vi nascer essa instituição educacional, no início da fundação a conclusão. Vim morar na Travessa sete de Setembro no mês de junho de 1958, quase na esquina com dinovo a Rua do Japão. Morei de 1958 até quando, me decido vir morar no Rio de Janeiro aos 23 anos em 1970. Minha adolescência e juventude foi intensa na Rua, onde nasci. Recordações maravilhosas, de amigos, brincadeiras e tantas aventuras. Recordação da Marcenaria do saudoso Senhor José Corcino, figura que ficou conhecido como um dos carnavalescos de Mipibu. Como curti a minha Ladeira do Japão. Descer a ladeira de carrinho de rolimãs. Todas as tardes depois de ajudar na Marcenaria, descer a ladeira rumo a Rua do Fogo, se banhar na saudosa e maravikhosa Bica. Nosso Balneare natural.
Meu Deus! Quantas alegrias e aprendizado na velha ladeira do Japão, hoje Cônego Lustosa. Quando volto a Mipibu, me hospedou quase sempre na casa da minha amiga contemporânea a senhora Rosa Costa. Da calçada, fico contemplando a paisagem, que ainda relembra a Mipibu de minha infância e adolescência inesquecível. Com o olhar triste, vendo ao longe a estrada, que seguia pra (Estação de Baixo) Estação de Papary,onde sempre ia pegar carona no trem, vindo de Recife no final da tarde até a Estação de Cima, a composição seguia rumo a Natal. Eu, feliz da vida, subia a ladeira do Tsruga, de volta a Ladeira do Japão.
Gosto do Alerta mais o alerta, não gosta de.mim