O Potengi divulga pesquisa em São José de Mipibu; Vereador de oposição aponta incoerência nas informações
A pesquisa O Potengi/Instituto Ranking Pesquisa, com sede na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, divulgou pesquisa nesta segunda-feira (06) querendo saber dos eleitores de São José de Mipibu em quem pretendem votar para prefeito no dia 6 de outubro.
A pesquisa O Potengi/Instituto Ranking Pesquisa, com sede na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, divulgou pesquisa nesta segunda-feira (06) querendo saber dos eleitores de São José de Mipibu em quem pretendem votar para prefeito no dia 6 de outubro.
A mostra apresenta o atual prefeito José Figueiredo, com 43% e o seu oponente, o empresário Severino Rodrigues, com 35,20%. Esses números deixaram eufóricos, eleitores e simpatizantes do prefeito, que estão divulgando a pesquisa nas redes sociais.
Segundo o instituto "A pesquisa O Potengi/Ranking ouviu 500 eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 2 e 6 de maio de 2024, em todas as regiões do município de São José de Mipibu. A amostra a nível municipal tem uma margem de erro de 4,35% para um intervalo e confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RN-09888/2024 e foi encomendada à Ranking Brasil Inteligência pela Potengi Comunicação LTDA.
O vereador de oposição à gestão municipal, Clodoaldo Barbosa apontou uma incoerência de informação cometida pelo Instituto que realizou a pesquisa. Em sua rede social, publicou o comentário: "Pesquisa fake é assim, antes de concluírem as entrevistas já divulgam os resultados. Hoje é dia 6, seria o segundo dia de entrevistas e eles já divulgaram os resultados nas primeiras horas da manhã. Ou seja..."
Por outro lado o advogado Fábio Dantas, defende "que são cinco dias do registro e não da conclusão da pesquisa, que ocorreu dia 30 de abril", significando dizer que, mesmo sem estar concluída a pesquisa, o instituto pode registrá-la na Justiça Eleitoral, como fez o Instituto Ranking Pesquisa que, ainda, no dia 6 de maio de 2024, continuava ouvindo eleitores para concluir a pesquisa.
O Alerta tentou um contato com o Jornal O Potengi mas não obteve retorno.
REGISTRO DE PESQUISA
As entidades e empresas que realizam pesquisas devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 e seguintes da Lei nº 9.504/1997, até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinado da Resolução TSE nº 23.600/2019.
A resolução prevê aplicação de multa aos responsáveis que não registrarem as informações constantes no artigo 2º, entre elas: o nome do contratante; o valor e a origem dos recursos despendidos; a metodologia e o período de realização do levantamento; e o questionário completo aplicado ou a ser aplicado. A Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação