Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

março 29, 2024

Núcleo Espírita “Semeadores de Luz” – Neluz de São José de Mipibu comemora 15 anos

Fundado há quinze anos em São José de Mipibu, o Núcleo Espírita Semeadores de Luz (NELUZ), comemorou15 anos, no dia 21 de março.

Fundado há quinze anos em São José de Mipibu, o Núcleo Espírita Semeadores de Luz (NELUZ), comemorou15 anos, no dia 21 de março.

O Neluz é fruto da necessidade de expandir e propagar a doutrina dos espíritos, decodificada por Allan Kardec, em que valoriza três aspectos importantes: Filosófico, Científico e Religioso.

No seu aspecto filosófico, o espiritismo dá uma interpretação da vida, respondendo questões como o problema do ser, do destino e da dor. Responde as perguntas inquietantes: “De onde eu vim?”, “O que faço no mundo?”, “Para onde irei depois da morte?”.

Como Ciência, o espiritismo estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Para o espiritismo não existe o sobrenatural. Como religião, o espiritismo tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor.

É uma religião sem culto externo, sem sacerdócio organizado, sem cerimônias de qualquer natureza, sem intermediários entre a criatura e o Criador, tendo o amor e a caridade como ideal maior. Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o Espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia.

COMO SURGIU O NELUZ

O NELUZ começou com um grupo de amigos se reunindo para estudar o Evangelho Segundo O Espiritismo, na residência de Ingrid, uma irmã, desse grupo de amigos. E sempre com sede de aprendizado sobre a Doutrina, esse grupo se deslocava ao município de Parnamirim, buscando aprimorar os conhecimentos doutrinários, na Seara Espírita Francisco de Assis, (SEFA).

Portanto, o NELUZ, considera-se  coirmão da  SEFA. Depois de muitas idas e vindas, e com o incentivo de Drª  Regina, presidente da SEFA, André Arruda, Dona Zilma e outros amigos, o  NELUZ contou com o apoio  para iniciar suas atividades  em São José de Mipibu.

Aos poucos, através de capacitações, o NELUZ foi trabalhando para desenvolver atividades  como: Atendimento fraterno, Mediúnico e o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). 

De início, o DELUZ funcionou no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu. Um ano depois, alugou um imóvel, na Rua 26 julho onde permaneceu por dois anos, até se alugar um imóvel, à Rua Bela Vista, 561, Bairro Bela Vista, onde iniciou o sonho de construir a sede própria.

"Vários divulgadores Espíritas ajudaram neste início de atividades, inclusive, a Federação Espírita do Rio Grande do Norte (FERN), Nilo Emerenciano, Jomar  Morais, Regina Medeiros, André Arruda, Igor Mateus, Kleber e muitos outros, que agradecemos eternamente, pela  contribuição que foi de grande valia para o início dessa história. Também se divulgou  a Doutrina Espírita nas ondas do rádio, FM Olho D’água durante oito anos, e no Jornal O Alerta de circulação mensal do qual se tinha, uma coluna com artigos sobre a Doutrina Espírita", comenta Francisco Almeida, presidente do DELUZ.

Almeida, relembra os obstáculos enfrentados. "A pandemia foi um grande desafio para todos. Tivemos que criar  novas estratégias, para prosseguir com as atividades, mesmo com a sede fechada para reuniões públicas e de estudo, seguindo-se  com as orientações da Federação Espírita do Rio Grande do Norte - FERN e outras casas mais experientes, priorizando as ferramentas virtuais".

E mais: "Mantivemos as palestras, do domingo, de forma virtual. Passado a pandemia, o NELUZ reabriu suas portas para continuar o trabalho divino na Seara do Cristo, iniciando com algumas atividades sociais no distrito de Laranjeiras do Abdias (zona rural de São José de Mipibu) com eventos alusivos ao dia das Mães, das Crianças, como também, o Natal Solidário, distribuindo cestas básicas para famílias carentes", diz Almeida. 

ATIVIDADES

Aos domingos,às 17h, o Núcleo Espírita "Semeadores de Luz" - Neluz, realiza atendimento fraterno; às 18h, promove reunião pública. Às 19h30, das terças-feiras, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; às quartas-feiras, às 15h, Momento Fraterno e às 19h - Estudo e prática Mediúnica ás quartas-feiras (privado). Às 19h30 das quintas-feiras, são realizados estudos do Livro dos Espíritos. Às sextas-feiras (19h30) - Estudo do Livro Parábolas Terapêuticas,

SEDE PRÓPRIA

Almeida começa a falar do sonho que já se transforma em realidade. A construção da sede própria do NELUZ. "Sentindo a necessidade urgente de construir a própria sede, para continuar levando consolo e luz a esta cidade, O NELUZ com ajuda de irmãos abnegados, está iniciando a construção da sua sede própria. Dessa forma, pedimos o seu apoio, a sua colaboração para fazer parte da campanha “Ajude a construir mais um pontinho de Luz no planeta!”

"Faça parte desse projeto  Divino! Desde já o NELUZ agradece as contribuições recebidas, e espera que mais  corações e mãos generosas juntem-se a todos que formam a equipe da Casa, nessa tarefa divina, que é a construção de sua sede própria", conclama a todos.

2 respostas para “Núcleo Espírita “Semeadores de Luz” – Neluz de São José de Mipibu comemora 15 anos”

  1. ANGELAMARIA DE LOURDES FREIRE disse:

    Parabéns aos que fazem parte do NELUZ.
    Exemplo de perseverança,esperança em dias melhores através da prática do bem tendo Cristo, nosso irmão maior, o ‘guia’.

  2. Fabiano Nobre De Souza disse:

    Foi através deste Núcleo Espírita aqui em nossa cidade, na qual tive um verdadeiro entendimento do que é servir a Deus na pedagógico de Jesus dentro da visão da Doutrina Espírita.
    Foi desta forma, que consegui me libertar de 3 vícios ao mesmo tempo, o tabagismo, o alcoolismo e a drogadição do uso desenfreado da cocaína.
    Tudo isso para a Honra e Glória do Senhor.
    Parabenizo a caso pelo empenho no seu trabalho e acredito que vocês poderão alcançar muito mais com a sede própria em breve.

    Fabiano Nobre