No Dia Mundial da reciclagem vale a reflexão: o que você faz com o lixo que produz?
O 17 de maio foi instituído para chamar a atenção para um problema ambiental que é responsabilidade de todos O que você faz com o lixo que produz? Quem é consciente destina os resíduos gerados para a reciclagem, medida fundamental para diminuir a quantidade de lixo jogado de forma inadequada e que prejudicam sistemas de […].
O 17 de maio foi instituído para chamar a atenção para um problema ambiental que é responsabilidade de todos
O que você faz com o lixo que produz? Quem é consciente destina os resíduos gerados para a reciclagem, medida fundamental para diminuir a quantidade de lixo jogado de forma inadequada e que prejudicam sistemas de esgoto e drenagem nas ruas, além de superlotar os aterros sanitários nas cidades que possuem essa solução. Nesta quarta-feira (17), Dia Mundial da Reciclagem, é importante refletir sobre nossa conduta com os resíduos gerados em nossas casas.
Quando se pensa que materiais como plástico e vidro vão passar mais tempo na Terra do que a existência de um ser humano, lembramos que essa é uma questão precisa de solução e não de procrastinação. “Nós temos que parar de pôr a culpa no outro. A responsabilidade do lixo é nossa e de cada um. O homem pensa em deixar riqueza para o filho, mas a maoir riqueza que ele pode deixar é o planeta saudável”, afirma o presidente da Associação de Catadores de Mossoró (ASCAMAREM), Ronaldo Nunes. Ele está há oito anos trabalhando na área da reciclagem.
A ASCAMAREM recolhe em torno de 35 a 40 toneladas de todos os tipos de resíduos por mês na cidade. A sede Caern em Mossoró e a área operacional destinam tudo o que produzem de recicláveis para a Associação, já tendo colaborado com 1,8 tonelada de resíduo. “Tudo que vem da Caern, nós aproveitamos 100%”, explica Ronaldo.
Nove famílias integram a ASCAMAREM e possuem como única fonte de renda o que é vendido como material reciclado. Empresas compram todos os recicláveis que a Associação reúne, garantindo o sustento dos associados pelo trabalho com os resíduos. A ASCAMAREM é responsável por parte da cidade de Mossoró. Uma outra parte é atendida pela Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI).
ESSE PLÁSTICO EU REPASSO
Até 22 de maio, a campanha “Esse Plástico Eu Repasso” recebe CDs, garrafas pet de diversos tamanhos, na cor azul ou transparente, e embalagens de produtos de limpeza, em especial de amaciante e sabão líquido de roupas, também na cor azul. A coleta está ocorrendo na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e sede da Caern em Natal.
CAMPANHA RN + LIMPO
A Campanha RN + Limpo é uma ação conjunta entre o Governo do Estado, IDEMA, Caern, Igarn, Semarh, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEEC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e as empresas Circular Brain e Natal Reciclagem. O objetivo é promover o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos com diversas ações no Estado. Acesse https://rnmaislimpo.com.br/ e conheça mais sobre o projeto.
Facilitaria se houvesse a coleta seletiva nos municípios. Mesmo que não fossem associações, pessoas físicas fossem cadastradas, coletas em dias específicos ou locais próprios para o descarte correto.