HISTÓRIA Passagem da Tocha Olímpica por São José de Mipibu
Os Jogos Olímpicos de 2016 foram históricos para o Brasil.
Os Jogos Olímpicos de 2016 foram históricos para o Brasil. Sediado no Rio de Janeiro, foi a primeira vez que o torneio aconteceu na América do Sul.
A tocha olímpica foi acesa no dia 21 de abril, em Olímpia, Grécia. Chegou no Brasil no dia 03 de maio, em Brasília. Passando por 329 cidades em todos os estados da federação até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Foram 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores.
No Rio Grande do Norte, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 elaborou o roteiro oficial do revezamento da tocha, começando no estado, por municípios de São José de Mipibu, depois Parnamirim, Natal, seguindo pela BR-304, por Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
No dia 04 de junho de 2016 a tocha olímpica chegou ao Rio Grande do Norte, iniciando seu trajeto por São José do Mipibu. Mesmo sob a chuva, os mipibuenses não arredaram o pé e receberam com muito entusiasmo o revezamento da Tocha Olímpica em São José de Mipibu, que chegou à cidade, às 10h30 do sábado (4 de junho).
John Lennon Santana foi o primeiro a conduzir o fogo olímpico, seguido por outros 12 condutores, entre eles atletas da cidade como o nadador Antônio Neto e o atleta José Carlos.
Quatro pontos culturais foram montados com atrações artísticas e culturais do município, além do palco principal no largo da igreja Matriz, onde as autoridades, entre eles, o governador em exercício, Fábio Dantas, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, o prefeito Arlindo Dantas, o presidente da Câmara Municipal, José de Figueiredo Varela, prefeitos de cidades vizinhas e vereadores também recepcionaram a tocha.
Em seguida a tocha percorreu diversas ruas da cidade. Para cada um dos 12 condutores da chama olímpica o momento não se resumia a apenas 200 metros, ou um registro histórico, mas à realização de um sonho.
Organizadores do Comitê Olímpico consideraram São José de Mipibu como sendo a cidade do Nordeste que mais emoção e calor humano transmitiu durante a recepção de acolhimento da Tocha Olímpica na região. Os jornais e emissoras de televisão que fizeram a cobertura do evento definiram o momento como sendo o de maior repercussão e motivação. A passagem da Tocha Olímpica por Mipibu se resumiu a uma grande festa
FLASHES
O blogueiro mipibuense John Santana foi o primeiro a conduzir a Tocha Olímpica em solo potiguar.
Kauane da Silva Freire, Juliana Inácio da Silva e Raynara Camila Figueiredo dos Santos, estudantes do Centro de Educação Rural – CERU, da comunidade de Laranjeiras do Abdias. Elas foram premiadas no concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
Momento que antecedeu a chegada da Tocha Olímpica, no início da rua Cônego Lustosa com apresentação da tribo de Índios “Mobralinos”, do bairro de Pau Brasil. E apresentação da Banda Marcial "Felipe Tavares", da comunidade de Taborda.
No palco principal, localizado no largo da matriz, aconteceu a entrega de certificados e o cerimonial da Tocha Olímpica. A apresentação da Orquestra Sanfônica, do Forró da Lua, fez uma belíssima apresentação e tocou o Hino Nacional brasileiro.
Foram homenageados as seguintes pessoas: Manoel Ferreira dos Santos, Djalma Emerenciano Filho, Isabel Serafim de Lima, João Barbosa da Silva (Joãozinho), José Dalmo Pereira, Luiz Gonzaga de Lima. Maria Dayanne do Nascimento Felix, Rosinaldo Bento da Silva, Valdir Cabral, Cícero Bernardo Ferreira, Ronaldo Antônio do Nascimento e Valteci Ângelo da Silva.
A Prefeitura Municipal só indicou dois condutores da Tocha Olímpica, que foram: Carlos Nascimento (Carlinhos), que participa de atividades de atletismo como corridas de rua representando nossa cidade e incentiva os jovens a praticar atividades de natação, atletismo, futebol, artes marciais, entre outras, ajudando a dar aulas de atividades físicas a pessoas carentes; o outro indicado foi Antônio Matias Neto (Netinho), atleta da Seleção de Natação do RN - Tri campeão do RN - Atleta Ouro (Jogos Escolares) - Campeão Norte/Nordeste de Natação. Os outros condutores, foram escolhidos pelos patrocinadores Coca-Cola, Nissan e Bradesco e o Comitê de Revezamento Olímpico.
Muito lindo!!! Mipibu arrasou!
Aqui no Rio de Janeiro foi lindo de mais.
O feio foi o legado. A corrupção corroeu e acabou com a Cidade em vez de um legado deixou um rastro de destruição. Sérgio Cabral 500 anos de prisão, ladrão confesso, hoje solto anda e frequenta os mais luxuosos ambientes no Rio.
Este foi um momento ímpar para todos, porém hoje sob a mesma administração vemos o monumento da tocha olímpica Esquecido, poderia receber uma boa iluminação “O fogo” da tocha deve ser iluminado dia e noite, já temos pessoas habilitadas em iluminação deste tipo, fica a sugestão até mesmo p vereadores quando falar em esporte lembrar que temos um monumento importante na cidade; É só minha singela opinião!