Muitos elogios pelo monumento em homenagem a São José; Conheça a mipibuense autora da obra
A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu inaugurou, nesta quinta-feira (25) um monumento, no centro da cidade, com a imagem de São José, que foi adquirida a empresa mineira Sanjoanense.
A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu inaugurou, nesta quinta-feira (25) um monumento, no centro da cidade, com a imagem de São José, que foi adquirida a empresa mineira Sanjoanense.
As pessoas que passam no local, ficam maravilhadas com essa obra que, que com certeza atrairá o visitante que vier a cidade.
Mas, quem é a autora do projeto arquitetônico que, por um lapso, não teve seu nome mencionado, por ocasião da solenidade?
Vamos conhecê-la:
Sim, ela é mipibuense. Se chama Eloiza Freire. Nasceu e foi criada em São José de Mipibu. Filha do casal Ieve Pinheiro e Gorette Freire e neta do Sr. Júlio Amaro Freire, um das figuras mais antigss e conhecidas, pelo tempo e dedicação de seus serviços prestados em prol do municÃpio.
Eloiza é formada, desde de 2019, pela Unifacex. É arquiteta especialista em Arquitetura Comercial e Neuromarketing. Em contato com O Alerta, disse que, "tenho como missão profissional levar significado, conexão e valores através da Arquitetura"
Atualmente, tem escritório próprio que leva seu nome, com diversas clientelas em Mipibu, entre eles, o Restaurante Palladares e Megasoft e algumas residências, em Monte Alegre. Também, trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, desenvolvendo alguns projetos para o municÃpio, como no caso, esse monumento em honra a São José.
Como foi a ideia de executar esse projeto? Eloiza explica, que "o prefeito José Figueiredo nos procurou com a necessidade de se criar um belÃssimo monumento para a cidade, e como a homenagem da prefeitura seria ao santo São José, foi desenvolvido um projeto que não enaltecesse, apenas, a estátua".
E continua: "Contudo minha intenção foi muito mais além do simplesmente criar um monumento para favorecer uma imagem. Quis criar um monumento que tivesse uma conexão a quem ele deveria homenagear. Por isso que a inspiração para o seu desenvolvimento foi a própria história de vida de José de Nazaré ou São José."
"São José, antes de ser conhecido como o "pai do menino Jesus", foi um carpinteiro. Por isso que uma das caracterÃsticas marcantes do projeto é o seu painel ripado de madeira. Outro destaque, é o pedestal que sustenta a imagem, pois quando aceso, os veios do quartzito translúcido iluminado criam um belÃssimo efeito sacro e a sua iluminação, por meio de perfis de led, reforça isso, ainda mais. As jardineiras com moreia branca, também foram pensadas com o intuito de contar outro fragmento da vida do santo, pois diz a história que, "o escolhido para ser o pai do Salvador, seria aquele que do seu cajado floresceria um flor".