Morre Nevaldo Rocha, dono do Grupo Guararapes e das lojas Riachuelo. Conheça a história desse empreendedor.

Empresário Flávio Rocha , com o pai Nevaldo Rocha ( Foto: Potal
da Abelhinha)

O empresário Nevaldo Rocha morreu na noite desta quarta-feira (17), em casa, em Natal . Ele tinha 91 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte. O corpo está sendo embalsamado no Cemitério Morada da Paz. Seu sepultamento ocorrerá em São Paulo, no túmulo da esposa.

Nevaldo Rocha foi o fundador do grupo Guararapes, dono das lojas Riachuelo. Nascido em Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte, trilhou uma trajetória de sucesso que começou na década de 40 quando abriu sua primeira loja em Natal, chamada A Capital.

Na década de 70 a empresa já se chamava Guararapes e contava com duas fábricas. Foi quando o empresário decidiu comprar as lojas Riachuelo. Em Natal construiu o maior shopping center da capital, o Midway.

Nevaldo Rocha era viúvo e deixa três filhos: Flávio Rocha, Lisiane Rocha e Élvio Rocha.

CONHEÇA A HISTÓRIA DESSE GRANDE EMPREENDEDOR

Nascido no sertão, na cidade de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, mais precisamente em uma casa do Sítio São Mateus, Nevaldo Rocha de Oliveira é descendente direto de famílias de antigos colonizadores do interior potiguar.

Casa do Sítio São Mateus, em Caraúbas, Rio Grande do Norte, onde nasceu Nevaldo Rocha – Foto – Rostand Medeiros


Entre seus antepassados está Bento Antônio de Oliveira, comerciante, proprietário de terras e gado, homem de muito prestígio em sua região. Foi juiz de paz de Caraúbas em 1880, era irmão de Francisco Gurgel de Oliveira, que chegou a 3° Vice-presidente da província potiguar nessa época. Bento Antônio faleceu em março de 1888.

Dos seus vinte filhos um dos que mais se destacou na atividade comercial foi Antônio Bento Fernandes de Oliveira, que também exerceu funções públicas. Em 1899 ele foi juiz distrital em Caraúbas, fez parte da Intendência da cidade em 1906 e, aparentemente, vemos seu nome como Presidente desta Intendência em 1913, o que equivalia atualmente ao cargo de Prefeito Municipal. Mas Antônio Bento se destacou mesmo foi no comércio, onde sua loja era destaque na região e já trabalhava com “fazendas”, ou tecidos, no início do Século XX. Antônio Bento tocava esse comércio junto com seus irmãos, conforme podemos ver na nota abaixo de 1905.

Trazendo no sangue essa herança, Nevaldo Rocha nasceu em um meio onde a religiosidade e o trabalho eram valorizados desde muito cedo. Como muitas crianças nascidas na primeira metade do Século XX em alguma cidade pequena do interior potiguar, ele frequentou desde cedo a igreja local, dedicada a São Sebastião, onde foi coroinha, e ainda integrou o antigo 22º Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho

Igreja de São Sebastião, em Caraúbas, década de 1950

Mas a acolhedora Caraúbas era pequena para seus sonhos. Abandonou a escola aos 12 anos, partindo para Natal em um caminhão, com sonhos de uma vida diferente na bagagem. Saído de uma das regiões mais castigadas pela seca e pela fome no país, pode-se dizer que Rocha tinha um futuro um tanto quanto incerto pela frente.

A grande base de Parnamirim Field durante a Segunda Guerra Mundial. Neste local trabalhou Nevaldo Rocha

Na capital potiguar começou a trabalhar em uma famosa relojoaria, cujo proprietário era um judeu, membro de uma tradicional comunidade judaica radicada há décadas em Natal. Naquela época a cidade era considerada um ponto estratégico para a aviação norte-americana e importante eixo aéreo do esforço dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. E foi na Base de Parnamirim onde os aviadores se reuniam que Nevaldo viu a oportunidade de melhora das vendas. Seu tino empreendedor o fez oferecer os relógios para os americanos e militares brasileiros que passavam pelo local. Em pouco tempo, destacou-se como vendedor e acabou, no fim das contas, comprando a loja do seu antigo patrão.

O INÍCIO

Segundo o Site Asaas ( www.asaas.com), no final da década de 1940, em sociedade com o irmão, Newton Rocha, Nevaldo abriu sua primeira loja de roupas, que recebeu o nome de A Capital e ficava no bairro da Ribeira. O empreendimento foi instalado na cidade por ele escolhida como ponto de partida para uma carreira de sucesso: Natal. Vale ressaltar que no ano de 1951 Nevaldo Rocha viajou para os Estados Unidos e conheceu muito da forma de comercialização e de sua estrutura de produção. Certamente o fruto maior desta viagem foi o aprendizado.  

Depois de quatro anos de investimentos na empresa, decidiram construir uma confecção no ano de 1956 em Recife, no Estado de Pernambuco. Tal como ocorreu com seus antepassados, Nevaldo e Newton chamaram para trabalhar na empresa seus irmãos contando também com a participação dos irmãos Nelson e Nilton Rocha. Juntos abriram mais quatro pontos de venda para distribuir e comercializar as peças da confecção própria. E tudo isso foi feito em uma época em que os investimentos na indústria têxtil no país ainda eram extremamente tímidos. Mais uma vez o instinto empreendedor falou mais alto.

Dois anos depois a matriz foi transferida para Natal.

Propaganda de 1960 das Lojas Seta, um dos empreendimentos de Nevaldo Rocha

Vinte e nove anos depois, Nevaldo compra as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo, assim, os negócios da família e investindo em uma novidade para ele, o ramo de varejo.

Como uma das principais características do empresário é a inquietação, ele também investiu — no mesmo ano — na sede da Guararapes Têxtil, com uma área de construção de 40 mil metros quadrados.

Em 1979, o Grupo Guararapes adquiriu as cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil. Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, a marca Pool foi lançada. A grife, ícone de moda nos anos 80, foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira. Atualmente, o Grupo Guararapes possui cerca de 40 mil colaboradores. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição – com uma produção de quase 200 mil peças ao dia, totalmente comercializadas pela Riachuelo. 

Nevaldo Rocha em 1971

Pouco tempo depois, a rede também ampliou os negócios para outros setores da economia, garantindo bons rendimentos com seus cartões de crédito, com sua transportadora, seus shoppings centers e suas lojas próprias. O patrimônio e as responsabilidades só crescendo.

Além da Riachuelo, o grupo é proprietário do Shopping Midway em Natal (RN), da Midway Financeira, da Transportadora Casa Verde e de três Centros de Distribuição localizados em pontos estratégicos (em Guarulhos, SP; Natal, RN; e Manaus, AM). O Grupo Guararapes aposta também na cultura, com os Teatros Riachuelo no Rio de Janeiro (RJ) e o Teatro Riachuelo em Natal (RN). 

A Guararapes no início da década de 1970, quando então
trabalhavam cerca de 2.000 no grupo

O grupo Guararapes se tornou um dos grupos que mais movimentam a economia do país, sendo que as lojas Riachuelo representam 75% do faturamento total da rede. São abertas, em média, 30 novas lojas Riachuelo por ano em diferentes Estados e cidades do país.

Através do querido amigo Sérgio Azol, seu sobrinho, eu tive a oportunidade de entrevistar Nevaldo Rocha na sede da Guararapes em Natal e o assunto girou principalmente sobre o período da Segunda Guerra em Natal. Fui muito bem recebido e realizei uma das minhas melhores entrevistas. Um empresário com uma grande história de empreendedorismo e sucesso

Muito Trabalho

Nevaldo Rocha nunca foi adepto às entrevistas, prefere colocar a mão na massa a falar sobre o trabalho. É considerado um grande estrategista, e essa característica ficou ainda mais evidente quando pediu uma trégua aos credores e deu à rede mais independência.

Desde 1986, ele conta com o apoio do filho na administração dos negócios. Os dois, juntos, fizeram da Riachuelo uma das lojas de moda mais democráticas do país, abordando todos os estilos e atraindo milhares de consumidores por ano.

A trajetória de Rocha é digna de aplausos e admiração. Foi resistente e não se rendeu às dificuldades que bateram à sua porta quando ainda era apenas uma criança. Aprendeu, na marra preciosas estratégias de marketing e de vendas. E o segredo? A persistência que o fez nunca desistir de um sonho: o de crescer.

Em 2011 os primeiros netos do fundador da rede Riachuelo começam a assumir cargos na administração do Grupo Guararapes, controlador da terceira maior cadeia de lojas de vestuário do País e a maior empresa confecção da América Latina.

Na edição de setembro de 2012 da revista Forbes, o grupo Guararapes foi avaliado em 4,6 bilhões de reais.

FONTE: ARQUIVO TOK DE HISTÓRIA

Shopping Midway Mall

O maior shopping do Estado e um dos maiores da região Nordeste foi inaugurado em 27 de abril de 2005, em ótima localização na cidade e com um mix bastante diversificado, o Midway Mall causou um forte impacto nos hábitos de consumo dos natalenses em seus primeiros anos, e vem contribuindo para imprimir uma nova configuração ao segmento varejista no mercado local.

O sucesso do empreendimento é a materialização do sonho do empresário Nevaldo Rocha, que contrariando a opinião geral da época, que dizia que Natal não comportaria um empreendimento desse porte, transformou um terreno na Avenida Bernardo Vieira no maior centro de consumo do Rio Grande do Norte. Desde então, o Grupo Guararapes não parou de investir e conseguiu captar para um só lugar as maiores e melhores lojas do varejo nacional.

O Midway realizou sua primeira expansão em abril de 2009, com a inauguração do terceiro piso e um incremento de mais de novas 70 lojas, dentre elas duas lojas âncora – Etna e Renner – que não tinham filiais no Estado. A ampliação já estava prevista em planta desde o lançamento de sua comercialização, em 2004. Antes de sua inauguração, o espaço era utilizado para realização de feiras e eventos, mas sentindo a sinalização do mercado, o Grupo Guararapes percebeu a demanda por espaço de lojas no empreendimento e decidiu que a expansão sairia antes dos dez anos, prazo previsto antes da constatação da rápida maturação do equipamento.

O shopping tem uma área de mais 5.000 m², onde se destacam dois importantes espaços: o Teatro Riachuelo, espaço multi-uso, com investimento de mais de 40m milhões, que recebe shows, peças de teatro, encontros empresariais, convenções, seminários, até grandes espetáculos musicais, com capacidade para 1.400 pessoas sentadas e até 3.200 pessoas em outras formatações. E uma Área Gourmet, com quatro dos maiores restaurantes da cidade , que recebem até 700 pessoas simultaneamente. Estes dois espaços complementam o mix de opções de lazer do Midway e mais uma vez influenciarão positivamente no dia-a-dia da população de Natal e região, agora no que diz respeito aos seus hábitos gastronômicos e culturais.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O shopping emprega atualmente seis mil pessoas, número que reforça a importância do setor varejista – que nos últimos quatro anos vem sendo o setor que mais emprega no País – e traduz outra grande satisfação do Grupo Guararapes, que é a geração de empregos formais no Estado.

Tendo a satisfação do consumidor como sua maior prioridade, o Midway vem conseguindo suprir com enorme sucesso as grandes carências do público potiguar, concentrando em um só lugar um mix bastante diversificado, com grandes varejistas nacionais de vários segmentos, 13 lojas âncora e 251 lojas satélite, destacadas por várias grifes do varejo nacional, conveniência, lazer e serviços, e a maior rede de cinemas do país – único do estado com sala 3D. Possui ainda 32 lojas na praça de alimentação, e tudo isso em um ambiente refrigerado, com segurança e estacionamento gratuito.

FONTE: www.midwaymall.com.br/Acontece








4 Pessoas comentaram
Amanda

Matéria super completa! Muito bom conhecer um pouco da história de sucesso dele.

Douglas da Silva

Nevaldo Rocha, sem duvida alguma, ele deixou um SENHOR LEGADO não só como empresário e visionário, mas sim como vencedor e batalhador na vida.

Silvio Sampaio

Parabéns ao blog O ALERTA pela excelente matéria sobre o histórico do empresário Nevaldo Rocha. Muito esclarecedor.

Crisolita THE Bonifacio

“O Alerta”, na pessoa de seu diretor, José Alves, tem se destacado como um grande historiador. Muito bom saber detalhes da.vida desse valoroso empresário, Nevaldo Rocha.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.