Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

março 25, 2024

Irmandade de São José comemora 141 anos, nesta segunda-feira (25)

“Visando propagar e difundir a religião católica e o culto ao seu patrono São José, a Irmandade de São José irá comemorar no dia 25 de março, seus 141 anos de existência em São José de Mipibu.

“Visando propagar e difundir a religião católica e o culto ao seu patrono São José, a Irmandade de São José irá comemorar no dia 25 de março, seus 141 anos de existência em São José de Mipibu. O atual vice-provedor Francisco de Assis Ribeiro fala sobre o trabalho de uma das mais antigas entidades católicas ainda em atividades no município.

“A Irmandade de São José tem por finalidade propagar e difundir a religião católica apostólica romana o culto a São José. E Também dirigir, propagar e prestigiar obras de interesse social. Tudo isso de acordo com a fé religiosa entre os seus associados e prestando assistência de natureza espiritual ou material de acordo com o estatuto da irmandade”.

A Irmandade de São José é composta por pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos que professem e pratiquem a religião católica. É administrada pelas seguintes dignidades: Um provedor, um vice-provedor, um tesoureiro, um vice-tesoureiro, um secretário e um zelador.

HISTÓRIA

A Irmandade foi fundada em 25 de março de 1883 e restaurada em 1936 pelo Monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Antes, funcionava, nas dependências da igreja matriz de Sant’Ana e São Joaquim. Tinha como provedor na época, José Tomé Ribeiro e como secretário José Gomes de Santana.

Em sua sede eram prestados serviços de datilografia, atendimento médico e odontológico, dentre outros. Uma forma que seus membros encontraram para minimizar o sofrimento de uma sociedade carente, comum em tantos municípios do interior do Estado. Fotos: Jornalista José Maria Gonçalves
Fotos: Construção da primeira Sede e Aula de Datilografia

A Irmandade de São José dispõe de uma sede própria, localizada na rua 7 de setembro, em terreno doado pela prefeitura municipal durante a gestão do saudoso prefeito Hélio Ferreira. Sua construção foi possível por meio de recursos dos irmãos de São José, através de campanhas, leilões e contribuição de seus sócios, durante o período de 1961 até 1968 quando foi inaugurada.

Atualmente a irmandade é composta por 30 membros, tendo como provedor João Batista Nascimento; Vice-provedor Francisco de Assis Ribeiro; orador Benício de Vasconcelos; Secretária Cristiane Vasconcelos.

Os comentários estão desativados.