Globo de Ouro aponta caminho de Fernanda Torres para o Oscar

janeiro 6, 2025

Fernanda Torres é responsável por um grande marco na indústria cinematográfica nacional.

Fernanda é a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro de melhor atriz - (crédito: Robyn Beck / AFP)

Fernanda Torres é responsável por um grande marco na indústria cinematográfica nacional. Ela se tornou a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro de melhor atriz pelo trabalho no filme Ainda estou aqui, de Walter Salles.

Fernanda desbancou grandes nomes de Hollywood, como: Angelina Jolie, Tilda Swinton, Kate Winslet, Pâmela Anderson e Nicole Kidman, que concorriam com ela. O feito abre espaço para que a atriz volte a repetir a dose, dessa vez no Oscar. 

A categoria de melhor atriz está deverá ser disputada com fortes nomes que lutam por uma indicação formal em uma das cinco vagas: Cynthia Erivo (Wicked), Angelina Jolie (Maria), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A substância), Nicole Kidman (Babygirl) e Marianne Jean Baptiste (Hard truths). 

No entanto, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro aumenta a campanha da brasileira, já que mais pessoas irão assistir ao filme. Ainda estou aqui também está entre os cotados para concorrer. O longa está na lista dos 15 filmes que avançaram para a próxima ronda de votação na categoria filme internacional do Oscar.

A cerimônia do Globo de Ouro ocorreu na noite deste domingo (5/1). Na ocasião, Fernanda fez história e também direcionou os olhares do mundo inteiro para o cinema brasileiro. Ao subir no palco para receber o prêmio, a atriz emocionou ao dedicar o Globo de Ouro à sua mãe, Fernanda Montenegro, que esteve no mesmo lugar há mais de 20 anos após ser indicada por Central do Brasil

"Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela estava aqui há 25 anos atrás. Isso é uma prova que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou", disse Torres. 

"Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses", acrescentou a atriz, se referindo ao tema do filme, que se passa durante a ditadura militar no Brasil. 

COMENTÁRIO

Para o mipibuense Didi Avelino, "Hoje amanheci com a mesma sensação daqueles memoráveis dias seguintes às vitórias do nosso Ayrton Senna. 

É bom demais ver o nosso país brilhar, ter o reconhecimento e o respeito do mundo ! E quando isto se dá na esfera da arte, da cultura, a percepção é de que podemos chegar bem mais além do que possamos supor. Temos gente, material e capacidade pra isso. Parabéns à Fernanda Torres e todos quanto fizeram essa conquista possível

Cheguei a pensar que depois do Ayrton não fosse mais possível reviver tamanho contentamento e orgulho. Contudo, quando temos liberdade, incentivo e fé na nossa inventividade, os resultados nos enchem de alegria".

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários estão desativados.