Fotógrafo Canindé Soares lança livro “Retratos do RN” com imagens singulares do nosso estado
As lentes do fotógrafo Canindé Soares passeiam por todo território potiguar e registram alguns dos seus melhores ângulos em “Retratos do RN”, o sexto livro do veterano das imagens, um dos mais premiados do estado.
As lentes do fotógrafo Canindé Soares passeiam por todo território potiguar e registram alguns dos seus melhores ângulos em “Retratos do RN”, o sexto livro do veterano das imagens, um dos mais premiados do estado. A obra será lançada na próxima terça-feira, dia 17, às 9h, na Assembleia Legislativa e às 17h no Totta Cigar Café, em Petrópolis. Em mais de 300 fotos distribuídas em 132 páginas, o livro oferece imagens singulares da identidade geográfica e cultural do Rio Grande do Norte.
Canindé explica que seu livros anteriores tinham mais foco na capital do estado, portanto, o diferencial do novo trabalho é uma visão para além de Natal. “Era um sonho antigo fazer um livro que mostrasse o Rio Grande do Norte em vários recortes diferentes, do meu jeito. E finalmente consegui”, afirma. Agora, o fotógrafo da capital ao interior, do litoral ao sertão.
Os registros trazem fotos desde a década de 90 até outras realizadas em 2024. Canindé vai das serras ao litoral, retratando a alegria do sertanejo durante o período chuvoso; as impressionantes sangrias dos açudes; e o contraste trazido pela seca implacável nos sertões potiguares. As paisagens do Geoparque Seridó também são destaques no livro, pela capacidade de deslumbrar qualquer um que as veja.
Além da fauna e da flora potiguares com suas cores características, Canindé também registrou vários ângulos da cultura popular local, mostrando velhas igrejas e capelas, além de festas religiosas que movimentam milhares de pessoas no interior do estado.
Entre as fotos mais antigas do livro estão o impressionante registro da explosão da Pedra da Bicuda, em 1999, em Natal, e um registro da torre da igreja submersa da antiga São Rafael. Ambas são fotos clássicas de Canindé. O fotógrafo ressalta que “Retratos do RN” teve uma tiragem de 1.500 cópias, a metade do que ele costuma lançar, portanto, é uma edição limitada e quem aprecia seu trabalho deve adquirir logo. “Eu vejo como um dos livros mais bonitos que já fiz, estou muito feliz com o resultado”, afirma.
Canindé Soares nasceu em São Bento do Trairi, e começou a atuar na fotografia no final da década de 70, cobrindo casamentos, aniversários, e outros eventos sociais. Mas foi no fotojornalismo que teve seu talento reconhecido. Foi fotógrafo e subeditor de fotografia da Tribuna do Norte, exibindo em seu currículo vários prêmios, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo. Seu material novo pode ser visto no site pessoal.