Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

novembro 30, 2020

Fatos e curiosidades da eleição 2020 (2)

Cinthia Ribeiro: única prefeita eleita de capital As eleições de 2020 terminam com as mulheres em posição de minoria total.

Cinthia Ribeiro: única prefeita eleita de capital

As eleições de 2020 terminam com as mulheres em posição de minoria total. Somente uma mulher vai governar uma capital brasileira. Será Cinthia Ribeiro, do PSDB, eleita prefeita de Palmas, capital do Tocantins.

Prefeito mais jovem da capital  

Eleito prefeito de Recife aos 27 anos de idade, João Campos, engenheiro, solteiro e no segundo ano como deputado federal mais votado de Pernambuco em 2018,

LIÇÃO DE EDUCAÇÃO: Boulos derrotado parabenizou Covas pela vitória

O candidato derrotado em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), deu um exemplo aos que não sabem perder pelo Brasil afora. Nem bem a apuração dos votos em São Paulo havia sido encerrada, Boulos telefonou para o tucano Bruno Covas. E lhe parabenizou pela vitória no segundo turno. Exemplo que poderia ser seguido por outros políticos.

União para 2022

O apresentador Luciano Huck, que namora com o DEM de Luís Henrique Mandeta, o ex-juiz Sérgio Moro que ainda não tem partido, e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), tem que se unir em torno de uma chapa de consenso se quiserem atender ao apelo das urnas agora para as eleições de 2022. O apelo foi bem claro: nada de extremismos. Nem Lula nem Bolsonaro. As urnas acenaram para os partidos de centro-direita como PSDB, MDB, DEM, PSD, PP.PL, PDT, Podemos. (do blog de Thaiza Galvão)

Prefeito mais velho e os mais novos

O prefeito mais mais vgelho foi José Braz (PP), de 95 anos, no município de Muriaé (MG). Os cinco prefeitos mais novos têm 21 anos, a idade mínima para se candidatar ao cargo.

Nas capitais, o prefeito mais novo será João Campos (PSB), de 27 anos, em Recife (PE). O mais velho é Dr. Pessoa (MDB), de 74 anos, em Teresina (PI).

Sem vice-prefeito

O juiz eleitoral Ricardo Farias proferiu sentença inédita no atual pleito municipal em que por não haver feito a substituição do candidato em tempo hábil, o prefeito eleito do município de Passa e Fica, Flaviano Correia Lisboa não terá vice-prefeito durante a sua gestão. No caso julgado, o então candidato a você da chapa, Jackson Soares anunciou desistência após o prazo de registro de candidatura já ter sido deferido. Houve o pedido para substituição para ser incluído Ronildo de Souza na vaga, o que foi indeferido.

Pai e filha são eleitos prefeitos

Duas cidades vizinhas no Estado do Rio Grande do Norte terão gestões de pai e filha. O engenheiro Eugênio Pacelli Araújo Souto (MDB), foi eleito prefeito em São Paulo do Potengi (RN), com 62,43% dos votos válidos e a sua filha Andrezza Brasil Souto (PT), venceu em Sítio Novo (RN), com 51,88% dos sufrágios na eleição de 15 de novembro de 2020.

Prestação de contas

O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) decidiu hoje que prefeitos e vereadores eleitos terão até 15 de dezembro para informar e comprovar as receitas e despesas de campanha. Caberá à Justiça Eleitoral analisar a prestação de contas até o dia 18, quando ocorrerá a diplomação.

Os comentários estão desativados.