Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

março 28, 2021

Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana

Rui Almeida – Licenciado em Letras, graduado em Direito com pós-graduação em Direito Previdenciário                 Participamos ontem no Iate Clube de Natal do lançamento do livro “Cartão Amarelo” dos jornalistas e amigos Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana.

Rui Almeida - Licenciado em Letras, graduado em Direito com pós-graduação em Direito Previdenciário

                Participamos ontem no Iate Clube de Natal do lançamento do livro “Cartão Amarelo” dos jornalistas e amigos Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana.

                A obra reúne 480 charges de três décadas que marcam os fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais, não só do estado, mas também do país.

                Lembro-me dos anos 70, trabalhava no Diário de Natal, onde conheci Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana.

                Naquela época Everaldo coordenava o campeonato de futebol do interior, denominado “Matutão”. Tive o prazer e a felicidade de conviver com ele ajudando-o na organização e, também, redigindo matérias dos jogos interioranos.

                Everaldo sempre foi uma pessoa amiga e prestativa. Além do mais um jovem criativo e inteligente. Gostava e ainda gosta muito de pesquisar.

                A coluna “Cartão Amarelo” surgiu de uma forma inusitada. Como Everaldo não desenhava, recortava figuras de jornais, revistas e criava uma idéia crítica. Fez sucesso. Com o tempo surgiu o chargista Edmar Viana trazendo o dom e a inteligência do desenho, que veio complementar a coluna do repórter e jornalista Everaldo Lopes.

                Como coordenador do Matutão, Everaldo também soube conduzir com sucesso os jogos que aparentavam ser difíceis de se realizar. Um exemplo foi uma rodada entre Arês e Monte Alegre, em que foram realizadas reuniões com policiamento e dirigentes esportivos para discutir a melhor forma da condução daquele jogo.

                No final, concluíram que o árbitro seria um militar e que no dia do jogo deveria chegar na cidade fardado para intimidar os mais exaltados. O time da casa perdeu, mas a torcida se portou de uma forma maravilhosa e tudo correu bem.

                Sobre Edmar, o conheci também no Diário de Natal. Tive o prazer de colaborar com o Alecrim Futebol Clube juntamente com ele. Edmar Viana como presidente  e eu diretor social. Vale salientar que, mesmo com as dificuldades financeiras, Edmar fez uma grande administração. Parabéns Everaldo Lopes. Parabéns Edmar Viana.

Em tempo: Everaldo e Edmar hoje estão no Céu, rezando por nós.

Uma resposta para “Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana”

  1. RUI ALMEIDA DA SILVA disse:

    José Alves, chamado carinhosamente por Dedé do Alerta. Agradeço a publicação do artigo intitulado “Everaldo Lopes Cardoso e Edmar Viana” , tendo em vista a colaboração que você dar ao eleitor de lembrar os jornalistas citados que por muitos anos levou informações com seus escritos. Dessa forma, com a publicação acima, também prestigia esses dois intelectuais que contribuíram com suas colunas levando informação aos seus fieis leitores do RN, Nordeste e, porque não dizer, ao Brasil.