Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 14, 2023

Eu, eles e Rita

Alex Medeiros – Jornalista e escritor [alexmedeiros1959@gmail.

Alex Medeiros - Jornalista e escritor [alexmedeiros1959@gmail.com ]

Brinquei com os hits da rainha do rock, misturando frases que se eternizaram para embaralhar uns versos afetivos em arremedo “zelimeirense”. E na sequência, dez notas com as mensagens que grandes nomes da MPB, amigos de Rita Lee, postaram em suas redes sociais entre quarta-feira e a tarde de ontem.

Uma pena que Chico Buarque, o mais literato deles todos, tenha se limitado a publicar uma foto da amiga e rascunhado apenas seu nome. Eu sei que muitos acharão que escrever só “Rita” é genial. Porríssima nenhuma! Tinha que expressar a amizade, a admiração e a dor como fizeram os outros.

Retalhos de Rita

Ai, meu deus, o que foi que aconteceu
eu nem sinto os meus pés no chão
não vale a pena esperar, ou não
pra lhe dizer que aquele sonho cresceu
como vai você? assim como eu
será que a gente ainda será
na hora H quando a bomba estourar
porque essa vida é muito louca
achata bem a boca
não adianta chamar
Deus me perdoe por querer
vamos passear, vamos voar
o meu defeito é não saber parar.
ninguém precisa mais me dizer
eu não queria magoar você
pra fazer barulho eu mesmo faço
calculo dentro do passo
não adianta mesmo a gente chorar
mas as pessoas na sala de jantar
meus nervos são de aço
e ponha o resto no lugar
Um belo dia vou lhe telefonar
meu bem você me dá água na boca
porque essa vida é muito louca
de tanto a gente se beijar
não tem benzedeira capaz de curar
me prenda me torture de carinho 
mutante no fundo sempre sozinho
fiz greve de fome, guerrilha, motim
diga que não vive sem mim
par de vaso, minha uva, meu vinho.

Arnaldo
“Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin. Além de nossas parcerias, como na ‘Balada do Louco’, entre tantas outras. Descanse em Paz”.
Ronnie Von
“Ritinha, meu amor, você partiu. Eu não tenho agora palavras para descrever esse sentimento. Você sempre terá morada aqui em meu coração, e os momentos felizes ficarão guardados bem aqui. Eu te amo”.
Tom Zé
“Pessoal, todos nós merecemos pêsames hoje. Perder tal artista, tal pessoa, ah, dói. Acreditei que a Rita viveria até bem velhinha, superando sua fase dura de recuperação. Repito: ah, dói! Pêsames também aos bichos que ela amava”.

Wanderlea

“Seu legado é enorme. Tudo que sua obra acrescentou à cultura brasileira, com temas pertinentes às reivindicações femininas, políticas e humanas do nosso cotidiano afetivo. Amo Rita, sempre amarei”.

Roberto Carlos
“A Rita Lee é maravilhosa e será sempre maravilhosa por seu talento, seu carisma, por toda a alegria que ela proporciona para todos nós e além de tudo maravilhosa como ser humano, como pessoa. Deus de bondade a proteja”.
Gil
“Ela reuniu tanta gente, milhões, em vida. Com suas canções, seu canto, com seu humor extraordinário, com sua capacidade extraordinária de ironizar o grotesco do mundo. Rita É imensa. Descansa, minha irmã. Amo você”.
Caetano
“Rita Lee tem obra imensa. Eu era tímido com ela. Gil sempre foi mais à vontade. O coração de Rita deixou de bater. Mas o do mundo não para de bater por ela. Ela está entre os criadores musicais mais brilhantes do Brasil”.
Bethânia
“Rita morre e leva com ela uma alegria ímpar. A sua alegria, o mundo tão precisado de energia boa perde uma filha feita de luz, humor, amor e delicadeza. Segue o meu abraço ao seu companheiro de toda a vida”.
Rosemary
“Estou chorando, todos os brasileiros também! Querida Rita Lee descanse em paz em nome de Deus misericordioso! Meus sentimentos para todos os familiares e também para todos nós cantores. Um dia muito triste”.
Fagner
“Rita foi extraordinariamente grande. No tempo em que muitos odiavam guitarras, a gente adorava fazer um som estridente. Depois tudo se acalmou, mas o barulho estava lá, inquieto e criativo como sempre. Que obra linda”.

Os comentários estão desativados.