Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

fevereiro 5, 2024

ENTREVISTA; Secretário de Transporte e Trânsito de São José de Mipibu, Daltro Emerenciano

Tendo assumido a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São José de Mipibu, em 1º de setembro de 2023, o suplente de vereador Daltro Emerenciano.

Tendo assumido a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São José de Mipibu, em 1º de setembro de 2023, o suplente de vereador Daltro Emerenciano. Na entrevista, ele fala de suas ações nesses cinco meses a frente da pasta e os planos para 2024.

O ALERTA: Quais os projetos mais importantes do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito para 2024?

DALTRO: Meta: Implantar o projeto de mobilidade no centro da cidade no transcorrer do ano de 2024, contemplando acessibilidade para pessoas com deficiências - PCDs, rotatórias, sinalização horizontal e vertical, área de estacionamento para carga e descarga e estacionamento rotativo, dentre outras melhorias estudadas.

O ALERTA: Por que estão suspensas as obras de lombadas elevadas, previstas para a travessia, diante de escolas, unidades de saúde, Fórum Municipal…

DALTRO: A execução dessas benfeitorias são atribuições da Secretaria Municipal de Obras

O ALERTA: Por que não foram continuadas as pinturas de faixas de pedestres e lombadas, nas ruas pavimentadas da cidade?

DALTRO: Os serviços são ocasionalmente suspensos em razão das chuvas. O trabalho será retomado após o carnaval.

O ALERTA: O Detran vem realizando trabalho de pintura de ruas em várias cidades do interior. O senhor já esteve no órgão estadual, para reivindicar esse benefício para São José de Mipibu?

Detran executou o serviço de melhoria na sinalização de trânsito horizontal da cidade de Parelhas

DALTRO; Temos mantido uma parceria com o Detran nos últimos meses. Na semana que passou recebemos do órgão estadual material para ser utilizado nas sinalizações horizontal e vertical na estação de táxi do terminal rodoviário, no centro da cidade.

O ALERTA: Como está a parceria entre as Secretarias Municipais de Trânsito e de Obras, para iniciarem obras simples, de rampas nas calçadas, prosseguindo as faixas de pedestres, beneficiando cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção?

DALTRO: Temos uma reunião agendada com o prefeito Zé Figueiredo para apresentarmos pauta conjunta de acessibilidade no centro da cidade.

O ALERTA: A Secretaria de Transporte e Trânsito já recebeu um projeto sobre o trânsito no centro da cidade, elaborado pela AMLAP. Por que este projeto não é colocado em prática, em alguns setores, tais como rotatória (em frente ao cemitério) e no largo da Igreja Matriz?

DALTRO: Esse planejamento trabalhado pelo setor de engenharia e arquitetura da AMLAP está aguardando a liberação de recursos provenientes do Novo PAC, programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.

O ALERTA: Por que a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito não proíbe o estacionamento de veículos na rua Cônego Lustosa, evitando afunilamento do trânsito?

DALTRO: A Secretaria está elaborando um estudo de estacionamento rotativo no centro da cidade, definindo áreas para carga e descarga, como também promover uma campanha de conscientização direcionada para moradores do entorno do centro da cidade, que costumeiramente estacionam seus veículos na frente de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos durante longo período.

O ALERTA: A Prefeitura instalou um abrigo de mototaxista, próximo a Praça da Saudade. No entanto O Alerta constatou que os mototaxistas preferem ficar em frente as cigarreiras (diante da Caern). Por que a Secretaria de Transporte e Trânsito não orienta sobre essa proibição?

DALTRO: Esse trabalho de orientação está sendo feito tanto pela Secretaria como pela associação dos mototaxistas.

O ALERTA: A Secretaria de Transporte iniciou um processo de cadastramento com os profissionais mototaxistas. Quais serão os próximo passos após o prazo de cadastramento?

DALTRO: Ter em mãos as informações necessárias para auxiliar os profissionais na regularização do setor, obedecendo a legislação nacional de trânsito e auxiliando os profissionais com programas existentes no âmbito da gestão pública municipal.

O ALERTA: Por que não se faz, simultaneamente, um cadastramento semelhante junto aos profissionais taxistas?

DALTRO: Iniciamos todos esse trabalho no mês de setembro, quando assumi a titularidade da SEMUTRAN, porém, como cada setor requer um estudo específico, elegemos iniciar as ações com os mototaxistas e após o carnaval sentaremos com representantes dos taxistas, para juntos elegermos as prioridades do setor.

O ALERTA: Quantos profissionais e cargos estão disponíveis em sua Secretaria de Transporte e trânsito?

DALTRO: Temos um quadro de pessoal restrito, contemplando uma chefia de gabinete, assessoria jurídica, coordenação de trânsito, dois agentes administrativos e três servidores responsáveis pelos setores de garagem, logística urbana e almoxarifado.

Os comentários estão desativados.