Educação no trânsito para o motorista saber utilizar rotatórias

fevereiro 23, 2024

Por CARLOS EDUARDO – Servidor aposentado do INSS A finalidade da construção de rótulas ou rotatórias, nos cruzamentos de ruas em Natal/RN, em substituição aos semáforos,  é para melhorar o fluxo do tráfego nesses cruzamentos, bem como reduzir o número de colisões entre veículos e/ou motos, mas, também, com ênfase nas melhorias na mobilidade urbana, […].

Por CARLOS EDUARDO - Servidor aposentado do INSS

A finalidade da construção de rótulas ou rotatórias, nos cruzamentos de ruas em Natal/RN, em substituição aos semáforos,  é para melhorar o fluxo do tráfego nesses cruzamentos, bem como reduzir o número de colisões entre veículos e/ou motos, mas, também, com ênfase nas melhorias na mobilidade urbana, evitando-se engarrafamentos. 

Em relação às  rotatórias, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o condutor que estiver circulando pela rotatória tem a preferência de tráfego. Mas, também, não custa lembrar, as rotatórias não é sinal verde livre apenas para um dos lados, como muitos assim imaginam.

Observamos condutores mal educados (veículos e motoqueiros), num ato de pura esperteza e desonestidade moral, acelerando forte o veículo/moto e avançando sem dar preferência  ao condutor da outra via. Importante ressaltar, que o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência e os demais devem aguardar a sua vez e sempre dando passagem a quem chegou primeiro na rótula.

Não esquecendo das boas maneiras, onde sempre é possível abrir mão da preferência como um ato de gentileza no trânsito dando passagem a outro veiculo ou moto. Convém lembrar que a placa “Dê a preferência” indica que o motorista deve sempre  conceder preferência aos pedestres.

É fundamental lembrar que é proibida a parada completa do veículo dentro da rotatória, exceto antes da faixa de travessia de pedestres. A prefeitura de Natal vem  implantando  rotatórias no trânsito de Natal, mas se esqueceu do principal: campanhas na imprensa local (rádio e televisão), bem como divulgação nas ruas, via panfletagens, programas educativos no trânsito, principalmente, sobre o uso  correto nessas rotatórias.

Urge a  prefeitura de Natal fazer campanhas educativas de conscientização, comportamentos seguros e respeito no trânsito, tais como: manter  a distância segura de cinco metros das esquinas ao estacionar, respeitar as sinalizações,  manter distância segura de outros veículos, respeito às  vagas de estacionamento para idosos, grávidas, deficientes, etc, o uso correto dos cruzamentos  das rotatórias, respeito às  faixas de pedestres, respeito às filas de conversão, não estacionar em fila dupla etc.

Essas rotatórias, por ser uma novidade nos cruzamentos de ruas em Natal, vem ocorrendo inúmeras colisões, por falta precisamente do uso correto delas por condutores de veículos e motos.

LEMBRE-SE: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO É  UMA AÇÃO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAR VIDAS.

Os comentários estão desativados.