De volta ao passado… (33)

Praça Monsenhor Paiva na década de 30, o que existia no local, onde hoje a praça está erguida, era apenas “um largo de terra batida”, que os mipibuenses conheciam como rua 22 de Fevereiro (alusão à data em que a Aldeia de Mipibu foi elevada à condição de Vila de São José do Rio Grande). Por muito tempo assim ficou, até que em 1942 passou a se chamar Praça Getúlio Vargas, em homenagem ao Presidente da República, da época. Em 1951, na gestão do prefeito Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho, foi construída a “Praça Nova” como era popularmente conhecida e recebeu o nome de Praça Monsenhor Paiva.

 Em primeiro plano vemos o Cruzeiro, defronte à Igreja Matriz, de onde foi batida a foto. Ao fundo se vê a antiga casa do saudoso ex-prefeito Hélio Ferreira e a residência da família Souza Coutinho. Em torno da praça, vemos os casarios da época, atualmente em sua maioria, totalmente reformadas e que ficaram apenas na lembrança dos saudosistas. Lá se vão mais de 80 anos.

2 Pessoas comentaram
JOSE OLAVO RIBEIRO

Confesso que essa praça era mais charmosa, com seus espaços abertos, seus bancos distantes entre si, davam um charme maior. As pessoas se reuniam nesses espaços, pata bater papo.
Saudosismo!

Paulo Heider

Na casa ao fundo, à direita teria nascido ou vivido Januário Fico?

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.