De volta ao passado…

O missionário Frei Damião, quando esteve em São José de Mipibu, a convite do saudoso Monsenhor Antonio Barros realizado as Santas Missões Populares.

O missionário Frei Damião, quando esteve em São José de Mipibu, a convite do saudoso Monsenhor Antonio Barros realizado as Santas Missões Populares. As missões foram realizadas, no período de 1º a 8 de abril de 1985. Na foto, o velho missionário ficou hospedado na Casa Paroquial. Na foto, vemos o velho capuchinho com os irmãos Robertinho (esquerda), com 10 ano. Hoje é contabilista e Joãozinho Menezes, na época, com 12 anos. Atualmente é radialista, comunicador e servidor da Secretaria Municipal de Agricultura.

Nesse período, as Santas Missões atraíram milhares de pessoas de povoados e cidades circunvizinhas e até de outros estados, que descoram para São José de Mipibu, numa demonstração de fé. Como era a Semana Santa, uma grande multidão se aglomerava, diariamente, em frente a Matriz de Sant'Ana e São Joaquim durante suas pregações e auxiliando o saudoso Monsenhor Antonio Barros, nos atos litúrgicos da Semana Santa.

No dia 2 de abril, Frei Damião benzeu a capela do Sítio Santa Cruz, no município de Vera Cruz/RN.

QUEM ERA FREI DAMIÃO

Frei Damião começou o Reino de Deus no Nordeste brasileiro, utilizando ramos verdes como Cristo em sua entrada triunfal em Jerusalém, fazendo procissões pela madruga, com velas acessas do a cavalo, num Nordeste sem estradas, sem energia elétrica, sem comunicação.

Frei Damião veio para o Brasil em 1931, designado pelos capuchinhos. A partir de 1940, começou a visitar povoados do interior pernambucano, já utilizando o pseudônimo de frei Damião de Bozzano, que o tornaria famoso. Passou, então, a ser conhecido em todo o Nordeste como realizador de milagres. Com o tempo, o frade capuchinho passou a ser reconhecido como sucessor do padre cearense Cícero Romão Batista (1844-1934), considerado um ''santo'' pelos nordestinos.F

Frei Damião morreu no dia 31 de maio de 1997, no Hospital Português, em Recife, após uma parada cardíaca, com 98 anos de idade.

Uma resposta para “De volta ao passado…”

  1. Quando Frei Damião vinha pra Mipibu,nos anos cinquenta e sessenta, eu não perdia as santas missões.Em uma das pregações vi e todos presentes viram, ele parar uma chuva torrencial, isso no início dos anos sessenta. Não lembro se.foi no final dos anos de cinquenta ou no início da década de sessenta.