De volta ao passado…

Por Cristovão Ferreira Cavalcante (Mipibuense radicado no Rio de Janeiro) Fragmentos de reminiscências da turma concluinte do Curso Ginasial de 1968 do Ginásio Estadual de São José de Mipibu, que funcionava no prédio da Escola Barão de Mipibu.

Foto: Acervo de Elza Freire

Por Cristovão Ferreira Cavalcante (Mipibuense radicado no Rio de Janeiro)

Fragmentos de reminiscências da turma concluinte do Curso Ginasial de 1968 do Ginásio Estadual de São José de Mipibu, que funcionava no prédio da Escola Barão de Mipibu.

Na foto, vemos: em pé (da esquerda pra direita), saudoso professor de História, Tamires Peixoto, Núbia Monteiro, Raimunda Timóteo da Nóbrega ("Ray",ex-Irmã Ivana), Graça Estêvão, Marluce Gonzaga, Salete de Souza Xavier, Maria das Graças Garcia, Maria Auxiliadora Ferreira, Sônia Gurgel, Sueli Paulino, Lúcia Dias, Maria José Souza, Cristóvão Ferreira Cavalcante, Marlene Paulino, Jalmira Gurgel, Felipe Ferreira, Antônio Fagundes, Elza Freire, Rosália Menino, Arlindo Silva, José Miguel, Afrânio Izaías de Macêdo, Hildeberto Alves, José Hilton de Oliveira, Juraci Bakker (professora de Português), Ivan Dias Freire (professor de Inglês);

Agachados: Tarcísio Dias Freire, Rosemildo Menino ("Cacau)", Maria das Graças de Carvalho,("Graça de Perceval") Maria Jaci Rodrigues da Silva(Jaci) Maria José Barreto, Graça Araújo, Vera Lúcia Cavalcanti ("Verinha"), Francisco de Assis Bento ("Chico de seu Padre"), Manoel Augusto do Nascimento Filho, José Marques e José Francisco Matias. 

Sobre essa turma maravilhosa, que marcou a história da juventude mipibuense, nos anos 60, gostaria de compartilhar com os leitores, alguns fatos e causos:

Vamos lá, puxar pela memória...

EXCURSÃO

Sem condição de realizar uma festa de colação de grau, tradição de toda turma concluinte, realizamos algo inédito no meio estudantil de São José de Mipibu. Para obter recursos, sem sacrificar os pais pois, a maioria, tinha poucas condições financeiras. Foi discutido um audacioso plano visando obter recursos, para realizar uma excursão fora do Estado, ao invés de promover uma festa de Colação de Grau, nas dependências da Associação Esportiva Mipibuense, que era tradição.

Sob a iniciativa dos colegas Tarcísio Dias Freire e Vera Lúcia Cavalcanti ('Verinha'), surgiu a ideia de realizar uma excursão para a turma conhecer as cidade de Mossoró/RN, Fortaleza/CE e Canindé/CE. Para esse "sonho se tornar realidade", começamos a realizar 'shows artísticos', pelas cidades vizinhas a São José de Mipibu, entre elas: Monte Alegre, Goianinha, Nísia Floresta e outras.

ARTISTAS CANTORES

Nos apresentávamos como artistas 'cantores' pois, como diz o ditado popular, "a necessidade faz o sapo pular", Também, aproveitávamos a ida a essas cidade, e visitava comércio pedindo colaboração financeira, anotado em um "Livro de Ouro" (era costume da época).

FESTA NA ASSOCIAÇÃO

Outra promoção com a finalidade de angariar dinheiro para nossa excursão, foi a realização de um baile na Associação Esportiva Mipibuense, ocorrida no mês de setembro. A festa lotou o único clube social de Mipibu. Tudo transcorria as mil maravilhas. O salão lotado pelas famílias da sociedade mipibuense, prestigiando o evento, quando de repente, um bando de jovens vândalos (não sabemos, se por despeito ou inveja, liderado por jovem de apelido "Dumdum", desligaram a chave do quadro da energia elétrica da Associação.

Começaram a quebrar garrafas de bebidas, virar mesas, cadeiras... Corre corre, na escuridão. Como eram acostumados a fazer, para não pagar, bateram em retirada e, quando a energia elétrica retornou, todos eles já tinham se evadido. Mesmo com esse transtorno, a festa foi um sucesso, de público e de dinheiro para a turma concluinte.

Foto Ilustrativa

FESTA DO MILHO

No mês de junho, quando comemoramos as festas dos santos juninos (Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro (29), idealizamos fazer a Festa do Milho. Nessa festa-baile realizamos a eleição da "Rainha e da Princesa do Milho". As vencedoras foram, respectivamente, Graça de Carvalho e Maria Auxiliadora Ferreira. A promoção rendeu, na época, C$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta cruzeiros). Uma boa grana.

BINGO DE PRÊMIO

Dias depois, a coordenação da excursão se reuniu e deliberou promover um Bingo de Prêmios. Segundo me contou o conterrâneo Antônio Fagundes ("Toinho"), quando a coordenação da excursão abriu o "cofre" (uma caixa de sapatos rsrsrs), estava recheada de grana.

Tarcísio Freire com parte do dinheiro da Festa do Milho, foi à cidade de Pedro Velho/RN e comprou os prêmios para o bingo. Foram adquiridos cinco prêmios: uma bicicleta (prêmio principal), fogão, rádio portátil ABC, panelas de pressão. Com as cartelas do bingo confeccionada numa gráfica da capital, iniciamos a venda na feira de São José de Mipibu e nas cidades vizinhas. No dia da realização do bingo, foi um evento inédito em Mipibu.

O lucro do bingo rendeu uma bagatela de C$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros). Juntando com a grana de outras promoções, foi suficiente para a excursão de quatro dias. Fretamos um ônibus da Empresa Barros, agendamos hospedagem, alimentação... O professor responsável pela turma, era o saudoso professor de História, Tamires Peixoto.

A excursão foi uma maravilha. Nenhum contra tempo. Tudo na mais perfeita ordem. Essa turma deixou saudades. Tantos acontecimentos, tantos casos aconteciam em nosso meio, que tudo era motivo de uma engraçada resenha, sem maldade. Resenhas que, até hoje, quando nos encontramos: Toinho Fagundes, Afrânio Izaias, Felipe Ferreira, Arlindo... relembramos com saudade esses acontecimentos.

Éramos irmanados, que até hoje, a saudade parte nossos corações, porque ficou latente e, vez por outra, aflora uma lágrima de nostalgia misturada com uma lembrança feliz.

Duvido que exista uma turma sensacional, guerreira que envelhece sorrindo ao relembrar tantas aventuras e acontecimentos saudáveis.

Lá se vão 55 anos... Saudades!

OBS. Agradeço a colaboração dos colegas, para escrever esse texto, a Toinho Fagundes, Verinha Cavalcanti e Elza Freire.

Uma resposta para “De volta ao passado…”

  1. Maria Rosália de Souza Varela disse:

    Turma maravilhosa. Tempo bom onde as brincadeiras e encontros não tinham maldades. Muita saudades da turma. Sugeria um reencontro