De volta ao passado…

fevereiro 5, 2023

Foto da Praça Monsenhor Paiva, no centro de São José de Mipibu, Foi batida, entre os anos 1977 a 1982 (segunda gestão do saudoso prefeito Janilson Ferreira).

Foto da Praça Monsenhor Paiva, no centro de São José de Mipibu, Foi batida, entre os anos 1977 a 1982 (segunda gestão do saudoso prefeito Janilson Ferreira). A praça ainda não tinha o paisagismo de hoje, só havia, apenas, bancos de concreto e o busto do Monsenhor Paiva. As cigarreiras eram em chapa de metal.

A direita, vemos a Drogaria Nova Aurora, de propriedade de Raimundo Gurgel. Antes de ser uma drogaria, era a residência de 'Seu' Oscar, que era deficiente visual e marido de dona Ivone. No imóvel vizinho, funcionava o 2ª Cartório, do tabelião-substituto e advogado José Moreira Brandão (o imóvel em estilo antigo com uma porta e quatro janelas, não havia sido reformado). Logo em seguida, a residência de Brandão e sua esposa Maria do Carmo Coutinho Brandão, conhecida por 'Pretinha', filha do ex-prefeito, o português Bernardo de Souza Coutinho (1958-1962, que fora reformada, considerada, uma das mais modernas, da época.

Logo após o veículo, vemos a residência do casal José Salles e Paula Sobral Sales, conhecida por 'Nina Sales'. O imóvel de primeiro andar, pertencia à Cooperativa Agropecuária de São José de Mipibu, onde o presidente, na época, Tenente Serafim, alugou à Câmara Municipal. No andar superior, era um consultório odontológico.

Vizinho ao sobrado da Cooperativa era residência do Guarda Fiscal do Estado (hoje, Auditor Fiscal), José Fagundes e sua esposa Maria de Lourdes Fagundes. Desse matrimônio nasceram os filhos: Antônio de Oliveira Fagundes Neto, José Ademar Fagundes (Neném) in memoriam, Olga Maria Fagundes, Nilton Fagundes e José Maria Fagundes (‘Branco’).

Na equina, a moderna loja CrediMóveis, de Manoel Gomes de Lima (Manoelzinho), político da comunidade de Japecanga, que comprou o imóvel anterior, de dona Margarida, esposa do Coronel Veiga e que foi adquirido de dona Mocinha (mãe do vereador Ariomildo Cabral - 'Lelé'.

Uma resposta para “De volta ao passado…”

  1. José Hilton Gurgel disse:

    Parabéns Dedé. Gostei dessa crônica, com relato fiel dos moradores e/ou proprietários dos imóveis deste lado da Praça Monsenhor Paiva.