Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

CONTANDO NOSSA HISTÓRIA (10) Ainda repercute apoio dos senadores Agripino e Garibaldi a Norma Ferreira

           Sob o titulo: “É o fim – II”, o jornalista Vicente Serejo publicou em sua coluna o fim de duas oligarquias no Rio Grande do Norte, o qual pinçamos alguns trechos.

“São José de Mipibu está dando um exemplo de modernidade e civismo”, disse Agripino

           Sob o titulo: "É o fim - II", o jornalista Vicente Serejo publicou em sua coluna o fim de duas oligarquias no Rio Grande do Norte, o qual pinçamos alguns trechos.

"...O aluizismo resistia com a presença do deputado Henrique Alves que chegou a presidir a Câmara Federal e a popularidade de Garibaldi Filho, deputado estadual várias vezes, governador duas vezes, duas vezes senador. Do outro lado, Tarcísio Maia impôs a nomeação de José Agripino prefeito de Natal e fundou, no engenheiro de vida essencialmente técnica, aquele que derrotaria Aluízio Alves...

Agripino alternou mandatos de senador e governador, numa sólida ascensão, mas, a exemplo do grupo Alves, não percebeu os sinais de fadiga, depois dos seus dois últimos governos bem soprados pela magia do marketing"...

Mas como os velhos líderes dos grupos Alves x Maia antes, ferrenhos adversário, voltariam a se unir politicamente? Quando e onde isso aconteceu?

Em julho de 2004, após as convenções partidárias que homologaram as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador de São José de Mipibu, um fato político histórico para a política do Rio Grande do Norte, ocorreu.

Deputado Federal Henrique Eduardo (PMDB) fala na convenção de Norma x Arízio

A campanha de 2004 colocou o município de São José de Mipibu em evidência na mídia, por conta de um fato que vai constar na história política do Rio Grande do Norte: a aliança PFL/PMDB que colocou num mesmo palanque, os senadores José Agripino e Garibaldi Filho, após mais de 30 anos, como adversários políticos.

Na convenção da candidata a prefeita Norma Ferreira (PFL) ocorreu uma aliança PFL/PMDB, em apoio à chapa Norma Ferreira (PFL) e Arízio Fernandes (PMDB). Para o José Agripino (PFL), “é o fim do radicalismo no RN”. Para os analistas políticos o acontecimento é uma prévia do que pode ocorrer nas eleições de 2006, a união das famílias Alves e Maia, adversários históricos, para derrotar a governadora Wilma de Faria (PSB).

             “Depois da convenção, que reuniu nove partidos em torno da candidatura de Norma, o quadro político em São José de Mipibu, é de franco favoritismo para a candidata do PFL, Norma Ferreira. Após conseguir o que parecia improvável, até uns meses atrás. Norma formalizou no município uma união inédita. Tradicionais adversários políticos, os senadores José Agripino (PFL) – de quem o pai dela, o ex-prefeito Janilson Ferreira, foi suplente – e Garibaldi Alves Filho (PMDB) dividiram o mesmo palanque, trocando elogios mútuos, o mesmo acontecendo com o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB)”.

            Isso ocorreu na convenção que homologou a candidatura de Norma Ferreira e do médico Arízio Fernandes. “São José de Mipibu está dando um exemplo de modernidade e civismo”, disse Agripino, comentando que o radicalismo é uma página virada na política do Estado. “

            “Está começando por São José a união do verde e do vermelho”, completou Garibaldi, se referindo as duas cores que caracterizam as agremiações políticas dele e de Agripino, afirmando que a união é bastante salutar, sobretudo para o município, onde Norma vem liderando as pesquisas de opinião pública.

            Participaram ainda do apoio a Norma, os deputados estaduais Robinson Faria (presidente da Assembleia Legislativa), Nelson Freire, Elias Fernandes e o senador Fernando Bezerra, cujo partido, o PTB, também participa da coligação.

Na campanha de prefeito, em 2004, a candidata Norma Ferreira (PFL) parte com o apoio da maioria dos vereadores que compõem a Câmara Municipal. Dos 14 vereadores, oito lhe prestam apoio. O mais recente destes, foi o vereador José Eduardo Sales, do PSB, aliado do prefeito Arlindo Dantas.

            Ele havia anunciado que não aceitava a candidatura de Waldemar Abrantes, sobrinho da primeira dama Socorro Dantas, por considerar que ele é um “forasteiro”, vindo de Catolé do Rocha, na Paraíba, candidato por imposição da família do prefeito e um desrespeito às lideranças locais”. Com uma reeleição praticamente assegurada, o vereador desistiu de concorrer a novo mandato, mas compareceu a convenção, levando toda a sua família, que irá se empenhar pela eleição de Norma Ferreira.

            O deputado Robinson Faria, que recebe o apoio de Norma por mais de uma década, disse que a eleição na cidade é a mais importante que ele acompanha em toda a história de ligação dele com o município. Criticando veementemente a administração municipal, afirmou: “de tudo farei para que Norma seja eleita”.

            Fazem parte da coligação “Todos por São José”, os seguintes partidos: PFL, PMDB, PDT, PPS, PL, PSDC, PV, PSDB e PTB. Destes, cinco partidos oficializaram a coligação e o restante apoia a candidatura de Norma/Arízio. (Jornal de Natal 12/07/04)

Multidão empolgada acompanha candidata nas caminhadas

A campanha agora se desenvolve em busca do voto do eleitor. Usando todas as armas ao seu alcance, num autêntico corpo-a-corpo, eles atendem em comitês eleitorais, andam na feira livre, caminham pelas ruas da cidade e comunidades rurais, distribuem santinhos, adesivos, utilizam carros de som. O importante agora é convencer o eleitor a definir o seu voto, em 3 de outubro.

            Uma grande multidão vem acompanhando a candidata da oposição Norma Ferreira (PFL) que, ao lado de seu companheiro de chapa, Arízio Fernandes (PMDB), os candidatos a vereador e centenas de correligionários, vem percorrendo diariamente as ruas, na sede do município e nas comunidades rurais.  Por onde passa, as pessoas saem de suas casas para cumprimentá-la e abraçá-la.

“Depois da festa empolgante que foi a nossa convenção, com o povo querendo mudança, não tenho dúvidas da nossa vitória nas eleições de outubro”, disse Norma Ferreira, candidata da coligação “Todos por São José de Mipibu”, formada por oito partidos.

Norma fala da maneira espontânea com que as pessoas a procuraram para oferecer seu apoio e a convida para entrar em suas casas. “Tudo isso nos deixa emocionada. Percebo como elas são sinceras, pois nada pedem, já que não temos condições financeiras. Ao contrário do candidato da situação, que em suas caminhadas, são seguidos pelos cabos eleitorais, que ocupam cargos de chefias na prefeitura”.

O comitê de campanha de Norma Ferreira é em sua residência, na praça da Saudade. No local, familiares e voluntários se revezam para atender as pessoas que lhe procuram diariamente. Nas caminhadas e reuniões em ruas, são discutidos os problemas da comunidade e a maneira de como solucioná-los. “Estamos ouvindo as reivindicações da população que servirá para elaborar o nosso plano de governo”, disse Norma.

,

Uma resposta para “CONTANDO NOSSA HISTÓRIA (10) Ainda repercute apoio dos senadores Agripino e Garibaldi a Norma Ferreira”

  1. Kkklkkk Eu, esteve presente. Eu, presenciei.
    Estava em Mipibu. Eu, ria muito vendo os comícios. Era hilário muito divertido.
    Tinha as passeatas dos contra – cheques.
    Meu Deus! Eu, dizia: A política em Mipibu não muda, ainda conserva a cultura de disputa irracional. Preseciava amigos se deflagrado. Chegando ao ponto de lutas corporais.Num comício no Bairro Novo um candidato a vereador foi discursar: Aí trocou o nome dos Bairros Bairro Novo por acho que Tancredo ( Tranquedo) ,Aí um acessor alertou – O que não era Tancredo e sim Bairro Novo. Ele o candidato a vereador, não percebendo que o microfone estava ligado : Falou tudo é uma MERDA só. Kkkkkkkkkkkk