Conselho Tutelar de São José de Mipibu volta a atender de forma presencial

O Conselho Tutelar de São José de Mipibu está atendendo presencialmente na sede do conselho, a rua 1º de Maio, 232 (por trás da Caixa Econômica Federal), de segunda à quinta-feira, no horário das 8h às 12h.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar, Karlos Silva, “além do atendimento presencial, estamos atendendo de forma remota, com orientações e encaminhamentos através do Whatsapp 3273-3438”.

DIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

“Nessa última segunda-feira, dia 18 de Maio, foi o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma data específica para esse tema, mesmo mediante a todo o esforço da rede de atendimento registramos este ano, seis casos de abuso sexual”.

Isso corresponde a um total de 8% dos atendimentos realizados por entrevistado. Diante disso, é importante conhecer o papel do Conselho Tutelar quando recebe ou detecta um caso de abuso e exploração sexual.

“Primeiro, existe uma diferença entre o abuso e a exploração sexual. A exploração é quando se há o ganho financeiro dessa prática, ou seja, quando adultos tiram proveito dessa atividade ilícita contra crianças  adolescentes. Já o abuso, é qualquer ato que constranja ou cause danos a essa criança e adolescente. Os casos mais comuns são a prática sexual por parte de adultos à crianças e adolescentes”, esclarece .
“Nesses casos, diz Karlos Silva, ” o Conselho Tutelar entra na proteção e solicita à Justiça que retire o agressor da residência da criança violada, além de garantir atendimento prioritário para ela.
De acordo com o presidente do Conselho Tutelar “a rede de atendimento tem feito um grande esforço para garantir e reestabelecer os vínculos dessas crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual, mas ressalta: “Muito precisa ser feito, o poder público precisa priorizar é dar melhores condições de trabalho ao Conselho Tutelar que é de suma importância para a cidade. Na verdade, somos guardiãs das crianças e dos nossos adolescentes. É preciso que a população denuncie, pois esses casos foram os que conseguimos atuar, proteger, mas existem muito mais que não chegam até nós”, enfatizou.

Sede do Conselho Tutelar de São José de Mipibu

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.