Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

novembro 16, 2020

Conselho do PPI aprova investimentos da CBTU para remodelação da linha de trem de Parnamirim a São José de Mipibu/Nísia Floresta

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) autorizou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos S A.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) autorizou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos S A. (CBTU) a promover investimento nos 20,6 Km na remodelação de linha de trem, nos Trechos II e III conhecida por Linha Branca, entre as cidades de Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta,

Em Resolução publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União, o conselho autoriza a CBTU a promover os seguintes investimentos na região metropolitana em Natal: Linha Branca – Trecho I, com 3,4 km de remodelação de linha de trem; Linha Branca – Trechos II e III, com 20,6 km remodelação de linha de trem; e Linha Roxa – Trecho I, com construção de 4,2 km de linha de trem.

O texto da resolução destaca que o conselho considerou o estágio inicial de desestatização da CBTU, especificamente na praça de Natal, e levou em conta o fato de ainda não ter sido assinado o Acordo de Cooperação Técnica com o Estado do Rio Grande do Norte para a desestatização. “O Ministério do Desenvolvimento Regional entende que os investimentos em expansão são relevantes e que não trarão restrição ao processo de desestatização”, diz o texto.

O ato recomenda que o conselho de administração da CBTU delibere sobre todos os investimentos e, se aprovados, que monitore, junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a implementação, de modo a não restringir o processo de desestatização.

O projeto de expansão da linha férrea na região metropolitana de Natal através da Linha Branca, beneficiará os municípios de Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta, com estações  para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

O projeto vai beneficiar a população dos municípios de São José de Mipibu e Nísia Floresta. A população que vai trabalhar em Natal diariamente passará a usar o VLT, diminuindo custos com passagens, combustível e tempo de viagem.

Os comentários estão desativados.