Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

fevereiro 9, 2024

Comemoração dos 43 anos do Abrigo Anízia Pessoa será comemorado dia 20

O Abrigo Anízia Pessoa, da Paróquia de São José de Mipibu estará completando, no próximo domingo, dia 11 de fevereiro, 43 anos de existência.

O Abrigo Anízia Pessoa, da Paróquia de São José de Mipibu estará completando, no próximo domingo, dia 11 de fevereiro, 43 anos de existência. Como é dia de Carnaval, o pároco, padre Lenilson, prorrogou as comemorações para o dia 20 de fevereiro.

Segundo o presidente do Abrigo, John Lennon, "a direção reuniu-se para discutir sobre a comemoração de aniversário. Está prevista, nessa data (20), às 9h, uma missa de Ação de Graças, na sede do abrigo. Nesse dia haverá um 'Ofertório Solidário', e os que comparecerem poderão doar itens de higiene pessoal para os idosos."

A direção do Abrigo reuniu-se para discutir sobre a comemoração de aniversário

HISTÓRIA DO ABRIGO

            Era a década de 70, a situação de alguns idosos em São José de Mipibu era preocupante. Homens e mulheres frágeis, doentes e abandonados. Outros, não tinham ou não podiam contar com os próprios familiares por razões diversas, vivendo sem a mínima autoestima.

            Diante dessa realidade e preocupado com essa situação, o então padre Antonio Barros (in memoriam) reuniu-se com a Irmã Ignez Krzerinski, da Congregação da Divina Providência e idealizaram um espaço provisório para acolher esses idosos. Uma generosa senhora, chamada Anízia Pessoa, doou um terreno, na rua Dr. Antonio de Souza, 75 (onde hoje funciona o abrigo) e a partir daí, foram realizadas várias campanhas para a construção da entidade. 

No dia 11 de fevereiro de 1981 foi inaugurado o abrigo. Ao longo dos anos a sede vem sendo melhorada por sucessivas administrações, visando permitir o conforto necessário aos abrigados.

A história do abrigo Anízia Pessoa traduz uma trajetória de amor e compromisso com a vida, graças à providencia Divina e o envolvimento de homens e mulheres comprometidos com as causas cristãs.

O arcebispo Metropolitano de Natal Dom João Santos Cardoso visitou, recentemente, o Abrigo Anízia Pessoa
Irmã Iva Korb e o pároco de São José de Mipibu, padre Lenilson Morai

Atualmente o Abrigo tem 28 residentes, sendo 13 homens e 15 mulheres. É reconhecido de Utilidade Pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Pertence a Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, mas é administrada pelas irmãs da Congregação da Divina Providência. Sua atual diretora administrativa é a Irmã Amélia, da Congregação da Divina Providência

Em caráter de curiosidade histórica, vê-se, em ordem cronológica, o histórico da direção do abrigo ao longo de seus 43 anos: Ir. Paula Ignez Krzrinski (1981 a 1983, co-fundadora), Ir. Eleanice Maria (1993 a 1994), Ir. Hedy Kalsing (9 de setembro de 1994 a 23 de abril de 1998, Ir. Feliciana Alice de Luna (13 de abril de 1998 a 26 de fevereiro de 2004) e Irmã Iva Guedes de Moura (26 de fevereiro de 2004 até o agosto de 2022. Atualmente é dirigido pela Irmã Amélia.

Os comentários estão desativados.