Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

abril 7, 2024

Colheita 

Por Haroldo  Varela  Tenho algumas árvores frutíferas no meu  jardim.

Jaboticabeira

Por Haroldo  Varela 

Tenho algumas árvores frutíferas no meu  jardim. O que  gasto com água, manutenção, adubo e poda, o cultivo, nem valeria a pena  tamanho trabalho e custo. O valor de uma jaboticaba  seria exorbitante. Imagine o de uma simples amora? São  poucas, e  para degustar ainda  tenho que competir com bem-te-vis e outros pássaros, sem falar nos micos que aparecem sempre, sem nunca  terem contribuído com o meu plantio. 

E porque plantar?  O prazer de uma colheita, por menor que seja  é  impagável,  e o de comer uma fruta tirada do pé na sua  própria casa? Sensibilidade, esperança. 

Assim  me refiro a vida. Cultivo, sempre tive prazer em pequenas coisas.  Família, amigos, saúde, servir,  um amanhecer,  uma fruta  madura, uma boa  comida  e bebida na hora  certa, um banho de mar, uma viagem,  uma rede para dormir (hábito)...

Pois é, com o  tempo mudamos  nossas expectativas , entendemos e plantamos  com a certeza de que muitas vezes  já  não estaremos mais aqui  na hora da colheita,  mas  o prazer do plantio  não tem preço. Mesmo sem saber quem colherá os frutos, plantamos e deixamos o nosso legado.

Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras.

Insistimos. E como diz o ditado árabe: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras" (Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos).

E assim a vida segue.

Os comentários estão desativados.