Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

dezembro 18, 2023

Casos de covid aumentam 20 vezes em apenas dois meses no RN

Saúde novamente em alerta.

Saúde novamente em alerta. Os casos confirmados de covid-19 no Rio Grande do Norte aumentaram em 20 vezes (1.904%) desde outubro, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN).

Na primeira semana de outubro, o estado registrou 25 casos da doença. Nas semanas de outubro, os números tiveram aumento significativo e, na primeira semana de dezembro, chegaram a 501 registros de covid.

Diante do novo cenário epidemiológico, encerrando a primeira quinzena do mês, a Sesap emitiu orientações relativas ao novo reforço da vacina bivalente e às medidas de prevenção da covid-19.

No momento, a dose de reforço da vacina bivalente é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.

A nota técnica do Rio Grande do Norte menciona aumento de casos de covid-19 no Ceará e da presença de novas variantes do vírus: “Considerando a identificação da variante BA.2.86 no Brasil e suas sublinhagens a partir de 21 de novembro de 2023, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará e que alguns casos do Ceará não tinham viajado para fora do Brasil, há indícios de que esta variante esteja circulando em outros locais do Brasil.”

Além disso, o final do ano é um período de alta mobilidade das pessoas, em razão das festas e férias, que estimulam a aglomeração social. A Saúde ressalta que outros países já vivenciam ondas de casos da nova variante e espera-se que, no final de 2023 e início de 2024, também aumentem as ocorrências de covid-19 no Brasil.

A nota segue: “Embora não se tenha um padrão de sazonalidade definido da covid-19, observa-se que a mobilidade da população, aliada à alta transmissibilidade do vírus, pode causar aumento de casos e ondas em vários períodos do ano. Em países como Suécia, Polônia, Dinamarca, por exemplo, a transição do outono para o inverno no hemisfério norte também está coincidindo com ondas grandes de casos de covid-19, gerando preocupações para eventuais viagens de final de ano. Observa-se também um aumento significativo em algumas regiões da América do Norte, como por exemplo em Ontario, no Canadá.”

Diante desse quadro, além da dose de reforço para o público mais vulnerável, a Sesap recomenda que a população intensifique as medidas de prevenção, como a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Também é importante a realização de testagem em casos suspeitos, para o rastreio e monitoramento da vigilância no estado.

Por Isabela Santos - Rede Mais

Os comentários estão desativados.